Esse roteiro pela Provence e Cote D’Azur era um sonho de viagem. Já estava há muito tempo em nossos planos e finalmente conseguimos realizar. Vou contar aqui como montei o roteiro e mostrar um pouco das paisagens e lugares maravilhosos que visitamos.
Aqui vai o roteiro da viagem completa, dia a dia:
1º dia – SP – Paris
2º dia – Paris – Aix-en-Provence
3º dia – Esparron de Verdon e Gréoux-les-Bains
4º dia – Avignon
5º dia – Marseille e Calanques de Cassis
6º dia – Ida de Aix para Nice, parada em St. Tropez
7º dia – Mônaco e Èze
8º dia – Saint Jean Cap Ferrat
9º dia – Cannes e Saint Paul de Vence
10º dia – Ida Paris
11º dia – Paris
12º dia – Giverny
13º dia – Bye Bye Paris – Volta São Paulo
Roteiro pela Provence em 4 noites
O nosso vôo saiu de São Paulo para Paris com a TAM e depois optamos por pegar um trem até Aix-em-Provence. Sempre que monto um roteiro já coloco o lugar mais longe como o primeiro destino. Depois vou traçando com as paradas estudando as distâncias e formas de deslocamento. Ir embora da cidade em que o vôo vai sair é sempre a melhor logística e a forma de perder menos tempo.
Nesse caso, no roteiro pela Provence, fizemos uma parte de trem e uma parte de carro. Para as distâncias maiores acho sempre melhor trem ou até avião, considerando que as passagens de Companhias Low Cost costumam ser baratas podem ser uma opção. Na verdade sempre comparo preços e tempo de viagem para trechos internos e escolho no caso a caso. Não se esqueça que as Low Costs costumam cobrar pela bagagem.
Vale a pena o Roteiro na Provence de trem?
Quando a viagem de trem levar até 5 horas costuma ser mais vantagem. Avião sempre tem a parte chata de ter que chegar 2 horas antes, depois esperar as malas, já se perde um tempão. Ainda geralmente os aeroportos ficam mais distantes, enquanto as estações de trem costumam ser bem centrais. Bom esse assunto rende um post completo, por enquanto essa é a dica principal que eu dou: pesquise preços, detalhes e faça a conta do tempo.
Alugar carro na Europa também não sai barato e ao contrário dos Estados Unidos você encontra poucas opções de carro automático. As companhias também cobram uma taxa extra bem salgada para a retirada em uma cidade e devolução em outra o que encarece ainda mais o valor.
Compare sempre preços, eu uso sempre a RentCars, mas pesquiso diretamente nos sites das Locadoras também. Nesse link você pode ver os descontos, fazer sua reserva sem nenhum compromisso e pagar somente no destino.
2º dia – Chegada em Aix-en-Provence
Chegamos no comecinho da noite em Aix-en-Provence, a cidade escolhida como base para nosso roteiro pela Provence. Pesquisamos bastante e chegamos a conclusão que seria a melhor base na Provence.
Decisão acertada! Ficamos 4 noites por lá no maravilhoso Hotel Le Pigonnet, clique para ver meu review sobre o Hotel.
Reserve sua estadia na Provence através de nossa
parceria com o Booking.com
É uma região com muita coisa pra explorar, infelizmente com 3 dias inteiros, foi necessário escolher o que nos pareceu mais interessante. Como sempre ficou um gostinho de quero mais, para uma próxima.
No primeiro dia pela manhã, pegamos o carro alugado na cidade de Aix-en Provence. Aproveitamos para conhecer a cidade no final da tarde a cada dia, mas queria ter ficado pelo menos 1 dia inteiro só por lá. Não deixe de passear pela rua principal, a Cours Mirabeau, começando pela praça da Rotonde, lindíssima. Também andamos bastante pelo centro histórico, nos perdemos pela lindas ruazinhas e provamos o delicioso Calisson, doce famoso da região feito com amêndoas e uma cobertura de açúcar.
Essa dica é importante, já anota aí, não ande de carro por Aix-en-Provence. Se não estiver hospedado por lá, encontre um estacionamento e ande a pé pela cidade, de ônibus, taxi, ficar de carro vai ser uma dor de cabeça.
3º dia – Esparron de Verdon e Gréoux-les-Bains
Ir ao Verdon não estava inicialmente em nosso Roteiro pela Provence. Mas essa que é a grande vantagem de viajar de carro. Poder mudar os planos e não precisar ficar engessado no planejamento prévio.
Provence França – Mapa
O Verdon é um Parque Nacional Regional com 180 mil hectares, sendo que a atração mais famosa são as Gargantas do Verdon, Gorges du Verdon. São os mais profundos desfiladeiros da Europa atingindo 700 metros de profundidade e atraem mais de 1 milhão de turistas por ano.
Não havíamos incluído inicialmente o Verdon, pois de Aix até lá seriam mais de 2 horas e meia de viagem. Mas conversando com o Concierge do Hotel, ele nos falou que era imperdível. Que precisávamos ir até o Esparron du Verdon, outro complexo de lagos também no parque do Verdon, que fica bem mais perto de Aix, por volta de 1 hora de viagem.
Mesmo pesquisando muito eu não tinha lido nada sobre esse lago, mas ainda bem que nós fomos até lá. Estava bem cheio, mas em sua maioria turistas franceses. Olha esse visual e a cor dessa água.
Gréoux-les-Bains
No caminho de volta passamos na pequena cidade de Gréoux-les-Bains, onde vimos muitas bandeirinhas brasileiras espalhadas, depois só que fomos entender que era pela recém contratação do Neymar pelo Paris Saint German. Uma gracinha de cidade, mas nada realmente interessante para visitar, só passamos por ser caminho e procurávamos um lugar para almoçar. Voltamos cedo para aproveitar Aix-en-Provence mais um pouco.
4º dia – Avignon e Châteauneuf-du-Pape
Avignon me surpreendeu demais, com certeza uma cidade para ser visitada em pelo menos 2 dias completos. Mas infelizmente tempo é um bem muito precioso numa viagem de 12 dias.
O Palácio dos Papas é o símbolo da cidade. Sua construção foi iniciada em 1335 e durou quase 20 anos, um feito para a época. É o maior palácio gótico da Europa com 15.000 metros quadrados de área. Pra completar tem uma vista incrível da cidade, que é margeada pelo Rio Rhone, que vale a subida ao último andar. No ano de 1995 foi classificado como Patrimônio Mundial da Unesco.
O Palácio e a Ponte St. Bénézet são as principais atrações de Avignon. Recomendo também um passeio pela Praça de L’Horloge (praça do relógio) e pelas ruazinhas ao redor repletas de cafés, restaurantes e lojinhas.
Saindo de Avignon fomos até Châteauneuf-du-Pape, que fica aproximadamente 30 minutos de carro, de Avignon. Uma graça de cidade, sentamos para almoçar e tomamos um vinho local muito gostoso. A principal atração por lá além das vinícolas, é subir até as ruínas do castelo dos Papas, são muitos degraus, mas a vista vale a pena!
5º e último dia do Roteiro na Provence – Marseille e Cassis
Marseille, também mereceria pelo menos uns 4 dias para conhecer. É a segunda maior cidade da França, depois de Paris. Nossa passagem foi muito rápida por lá, nem posso dizer que conheci a cidade. Conhecemos somente o porto, de onde saiu nosso barco para conhecer os Calanques.
O passeio foi incrível, considero a parte mais imperdível desse roteiro pela Provence! Foram de 3 horas no barco conhecendo os Calanques, nesse post conto todos os detalhes sobre o passeio e mostro muitas fotos lindas, cliquem pra ler.
Cassis
Saindo de lá passamos em Cassis para almoçar. Como já era tarde estava bem lotado, mas conseguimos estacionar em um dos estacionamentos perto da praia.
Cassis me decepcionou um pouco. Como tudo na vida, depende muito da expectativa e eu imaginava que seria uma graça de cidade, com uma praia linda, mas não foi bem o que eu esperava…
Desculpe já estragar sua expectativa, não que seja uma cidade feia, mas ela fica bem lotada no verão. Com certeza não é uma boa opção para curtir a praia, que estava abarrotada. Mas valeu ter passado por lá para um passeio, almoçamos, passeamos pelas belas ruelas, tomamos um sorvetinho na Amorino, que sempre é válido, delicioso!!
Lembrando que essa é a minha opinião!! E opinião é sempre muito pessoal, depende também da época do ano! Só não vai me dizer que cortou Cassis do roteiro porque eu falei que era feia… hehe.
Saindo de Cassis, voltamos para uma voltinha em Aix-en-Provence e para o nosso último jantar no restaurante maravilhoso do Hotel.
No dia seguinte de manhã nos despedimos de Aix-en-Provence e do Hotel Le Pigonnet, já com vontade de voltar!
E pegamos a estrada rumo a Nice, e vou contar tudinho sobre a segunda parte da viagem no próximo post.
Já fez seu Seguro Viagem?
Na Seguros Promo você consegue fazer uma busca e já ver o valor de se seguro na hora. Você vai se surpreender ao descobrir que não vai pagar caro por um ótimo seguro, com a cobertura de EUR$30.000. Valor da cobertura mínima exigida para os países integrantes do Tratado de Schengen.
Clique aqui para fazer a sua cotação e já aproveitar o desconto para os leitores do Blog.
Leia aqui também mais dicas sobre a França:
- Paris com crianças
- Hotéis Palace na França
- Mandarin Oriental Paris – Luxo e sofisticação
- Visitando os Calanques de Cassis
- Paris Brest,uma doce roda de bicicleta!
- Hotel Le Pigonnet na Provence e os jardins de Cézanne
Se você planeja conhecer o Monte Saint-Michel, veja aqui as dicas do Blog Turista Profissional, eles sabem tudo desse destino.
Gosta do nosso Roteiro pela Provence??
Aproveite para reservar sua viagem com os nossos parceiros abaixo. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar mantendo o Blog.
Respostas de 32
A França encanta né!! Qual o nome desse primeiro lago vc sabe?? Verdon? Fiquei encantada, é muito lindo!!
Oi Jaque, o lago chama Esparron du Verdon, é parte do Parque Nacional do Verdon. Maravilhoso!!
🙂
É triste quando temos uma expetativa alta sobre um lugar e a realidade não condiz né? Mas de qualquer forma a região é super linda!!! Achei demais aquele lago com água verde esmeralda! Lindo!
Que região mais linda! Importante ler esse post, pois são tantas cidades, cada uma com a sua característica, que eh até difícil entender! Seria um bom roteiro pra uma lua de mel, heim? Ja Quero o outro post!
Estou indo pra França em breve… Infelizmente não serão muitos dias, então vamos restringir a Paris mesmo dessa vez. Mas fiquei encantada com Provence e sem dúvida quero voltar pra fazer um roteiro igual o seu. Lindas Fotos também Re! Bjs
Oi Anna,
Essa região é lindíssima, vale dedicar algum tempo, eu queria ter ficado mais…hehe
Obrigada,
Beijos
Que delícia de passeio, Rê! Esperando o próximo post pra saber tudooo! bjs
Re, super legal o seu roteiro. Você acha que dá pra fazer com a nossa pequena de 4 anos? Esses lugares tem atrações para crianças que possamos incluir?
Oi Flávia,
Acho que sim!! Com certeza Verdon e as praias são ótimos para crianças, tem pedalinho, passeio de barco. E estando de carro dá pra fazer no ritmo dela! Acho que no verão mais recomendado porque eles vão ver água e vão querer entrar, né! Pelo menos o meu é assim, não pode ver água…hehe
Uau… que sonho de viagem. Lugares lindos, de encher os olhos mesmo! Gostei mto do roteiro, detalhes que fazer toda diferença no planejamento da Trip, parabéns!!!
Obrigada Alexandre! França é tudo de bom mesmo!!
Como sempre post maravilhoso e informativo Renata!! Região digna de um sonho mesmo. De lagos, praia, passando por palácios históricos. Tudo de bom!
Isso é bom demais na França, são várias viagens em uma só!! 🙂
Fiz parte dessa viagem, que amei também! Eu estava na Alemanha, cortei a Suíça, passei pela Itália e depois parei no sul da França. De todas as regiões do sul, a que me apaixonei foi Cap Ferrat. Que lugar incrível!
Acabei abandonando Marseille e Cassis, pois já tinha ido em alguns calanques perto de Nice.
Definitivamente, a sua Logistica foi ótima! Fiz tudo de carro e voltei um trapinho da viagem. Da próxima vez, pegarei voo para Marseille ou Nice. Bjkas
Ah nem fala Cap Ferrat é maravilhoso, podia passar uma semana por lá!! 🙂
Conheci alguns destes locais quando fui à França em 2015 e é uma região, realmente, imperdível! Minha frustração é não ter ido em Verdon (que bom que vcs mudaram os planos e resolveram passar por lá!). As calanques são incríveis e, na minha opinião, é também o ponto alto da região. Como fui a Cassis no início de junho, não estava lotada assim (ainda bem, pois odeio praia cheia). Mas já fazia calor suficiente para ser possível curtir a praia. Acredito que seja uma época boa para ir. Já aguardo o restante do roteiro, já que Cassis foi minha última parada pela região. Preciso voltar!
Ah Verdon valeu a pena, viu! Mas eu já quero voltar, ainda tem muita coisa pra ver, França é linda demais!! 🙂
Roteiro fantastico! Ja fiz um roteiro parecido! Vou t dizer, quase me acabei de tanto beber vinho! hehehehe! Fantastico! Bem detalhado e com bastante dicas! Otimo post!
Uma delícia, né!! A melhor coisa beber um vinho “local”. Bom demais!
Re esse é um lugar digno de um sonho mesmo. Não sabia que era a segunda cidade maior cidade da França, interessante. Ahh ainda bem que decidiu ir ver os lagos rs adoreii, acho que passaria alumas hrs por aí rs.. Gosteii das dicas, e para finalizar em minha opinião não é decepcionante uma praia estar cheia, aqui no Brasil não é muito diferente no verão né? rs…para quem gosta de praias vazias, sempre é bom escolher datas alternativas. Adorei o post !bjs
Esses lagos são incríveis, a vista da estrada daquele verde, maravilhoso, dá vontade de parar toda hora pra tirar fotos! 🙂
Vamos passear por Toulouse e Carcassonne no sul da França em dezembro, e só não fico triste de não estar estendendo minha viagem para estes lugares porque vamos fazer isso no inverno, e acho que próximo do verão (mesmo com algumas cidades muito cheias!) é melhor, não é? Esse clima mediterrâneo clama por um sol 🙂
Tudo bonito e fico de cara com a cor da água nessa região. Fenomenal. A França somente impressiona, não é verdade?
Ah que delícia, ainda não conheço, Ah acho que não tem melhor ou pior não. Sempre são experiências diferentes. As praias são mais legais no verão, mas eu acho que o inverno Europeu tem um charme!! 🙂 A França sempre merece mais uma visita!
Que viagem incrível!! Um lugar mais charmoso que o outro! Quero conhecer mais da França e eu amei o seu roteiro! Perfeito para uma viagem romântica com o marido! ❤️❤️
Esse roteiro é realmente ótimo para uma viagem romântica!! Em breve sai a segunda parte do roteiro!
Infelizmente só conheço Paris, mas vontade de conhecer a França e a Itália todinhas está na minha Wish List. o Lago é realmente um encanto, uma cor que não vemos por aqui nos lagos. Verão e praia cheia são quase sinônimos não? A não ser as mais escondidas, mas pelo menos conheceu 😉
Ah com certeza não dava pra querer praia vazia no verão, né? hehe Mas não posso reclamar não, foi tudo demais!
Esperando ansiosa pela segunda parte do roteiro. Aonde vcs ficaram hospedados em nice? Blog maravilhoso. Parabéns!!
Oi Bruna,
Muito obrigada :)Fico feliz! Em Nice ficamos hospedados no Hyatt Regency, foi muito bom. A localização dele é perfeita, café da manhã maravilhoso.
Preciso terminar esse roteiro, estou em dívida!
Abraços,
Renata
Ola Renata! Você fez o segundo roteiro, viagem para Nice? Adorei esse primeiro roteiro, bem explicadinho. Obrigada
Oi Danielle, Que vergonha, nunca fiz esse segundo roteiro. Mas eu te conto, fiz base em Nice e de lá fomos a Mônaco, Eze, Saint Jean Cap Ferrat, Cannes. Foi maravilhoso!
Beijos
Renata