Skip to content

11 curiosidades sobre o Brasil

Atualizado em: 27 maio, 2021

Quer saber algumas curiosidades sobre o Brasil? Decidimos montar essa lista com algumas informações bem curiosas sobre o nosso querido país. Embora a pandemia nos impeça de visitar e turistar por aí, ainda podemos nos informar e conhecer um pouco mais sobre o solo brasileiro.

206 vezes maior que a Suíça



O Brasil possui uma área territorial de 8.515.767.049 km, já a Suíça possui apenas 41.285 km². Logo, caberiam 206 Suíças dentro do nosso país. Difícil acreditar, né?

Origem do nome


O nome “Brasil” vêm diretamente da árvore Pau Brasil, planta nativa de solo brasileiro. No entanto, o nome oficial, na verdade, é República Federativa do Brasil. A palavra Brasil, em si, significa “vermelho como brasa”, assim como a sua origem vem da árvore Pau Brasil, que possui a cor avermelhada. Além isso, há 100 anos o nosso país se chamava Estados Unidos do Brasil, acredita?!

Famosa feijoada



Um dos pratos mais famosos do Brasil é a feijoada. A receita de origem negra foi criada pelos escravos durante o período colonial. Os mesmos misturavam as carnes descartadas por seus patrões, como orelha e língua de porco, e juntavam com o delicioso feijão-preto.

Maior produtor de café do mundo



Talvez isso não seja uma novidade para muitos, mas o Brasil consome e produz muito café. Outros países, como Japão e a Coreia do Sul, consomem e adoram o nosso café. Uma das melhores curiosidades sobre o Brasil, concordam?

Não somos os maiores em exportação de castanha-do-pará



Isso, sim, é um fato curioso… O Brasil não é o maior exportador de castanhas-do-pará. A maior exportadora, no entanto, também fica na América do Sul, e é a Bolívia.

Rio de Janeiro já foi capital de Portugal


Na época colonial do Brasil, por volta de 1760, o Rio de Janeiro virou capital de Portugal. O fato curioso aqui é que o território foi o primeiro e único a se tornar capital europeia fora do solo europeu.

Ilha das cobras



A Ilha da Queimada Grande, localizada no litoral de São Paulo, está repleta de cobras (cerca de 5 cobras por metro quadrado). Por conta disso, a Marinha proibiu o desembarque no local. Esse fato é mais assustador do que curioso, né?

Biodiversidade e desmatamento



O Brasil possui uma das mais densas biodiversidades do mundo, considerando a belíssima Floresta Amazônica. No entanto, a curiosidade (muito triste, por sinal) é que também somos o país que mais desmata a fauna e flora nacional.

Muitos aeroportos



Sabemos que o solo brasileiro é gigante, né?! A curiosidade número 1 já diz muito sobre nosso tamanho. Mas algo que eu julgo que vocês não sabem é a quantidade de aeroportos presentes no Brasil. O país possui cerca de 2.498 aeroportos, sendo o segundo maior número do mundo, perdendo apenas para os EUA.

Idiomas



Antes do descobrimento do Brasil, eram faladas mil línguas diferentes. No entanto, hoje, por mais que o português seja a língua padrão, cerca de 180 ainda existem, mesmo que só 11 sejam faladas por pouco mais de 5 mil pessoas.

Aviões da Marinha vendidos no eBay ficam aqui



Existia um porto de aviões da Marinha, chamado Minas Gerais, que já foi colocado a venda no famoso eBay. Porém, nada foi vendido, pois o anúncio feria as políticas do site.

Gostou das curiosidades sobre o Brasil? Sabe mais alguma? Conta aqui nos comentários!
Já segue o Viagem em Detalhes nas redes? Confira nosso InstagramTwitter e Facebook!

PARCEIROS

Malu Lutfi

Malu Lutfi

2 Comments

  1. Amei as curiosidades, havia algumas que eu não sabia

  2. Texto legal, mas pesquisa melhor sobre a feijoada, porque isso de “criada pelos escravos” é estórinha já batida. Feijoada é um prato português, trazido pelos portugueses no Rio de Janeiro, adaptado com feijão preto pela dificuldade na época em conseguir o feijão branco.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

illust_bag2

Assine a nossa newsletter

e receba tudo em exclusividade :)

Assine a nossa newsletter

e receba tudo em exclusividade :)

CONTATO

Caso seja de sua preferência nos envie um email para [email protected] e teremos o maior prazer em te responder.