Mostrar o impacto da paralisação do Turismo desde o início da pandemia de Covid-19 é o objetivo da campanha “Todo Brasil é Turismo”. Quando uma viagem ou um evento são realizados, mais de 500 atividades econômicas são movimentadas. Sem o turista, empregos e renda deixam de existir. Somente em 2020, 400 mil postos formais de trabalho foram extintos na área, ano em que o setor teve perdas de R$ 290 bilhões. Muito além das associações ou interesses específicos de classe, a campanha quer sensibilizar a população sobre os efeitos que a paralisação tem em toda a cadeia produtiva. O impacto é amplo e irrestrito sem poupar nenhum integrante deste universo.
Nesse contexto, um grupo de associações do turismo com o apoio do FGV Cemd (Centro de Estudos em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas) lançaram no Dia Nacional do Turismo, a campanha “Todo Brasil é Turismo”. “É uma atividade, às vezes invisível para a maioria dos brasileiros, de extrema importância econômica e social para o Brasil”, afirma Lilian Carvalho, coordenadora do FGV Cemd (Centro de Estudos em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas), que cuidará do gerenciamento da campanha. “Turismo não está restrito apenas as atividades diretamente relacionadas, como agências de turismo, hotéis, parques, navios ou eventos. Há milhões de trabalhadores que dependem dessa atividade”.
No hotel, sem hóspedes, perde o taxista, sem ter quem transportar. O recepcionista, que não tem quem receber. A cozinheira, com o restaurante fechado. O guia, que não tem a quem oferecer suas explicações. A garçonete da lanchonete do parque não trabalha. O agente de viagens que não faz atendimento. O artista do show não faz sua apresentação.
O pontapé inicial da campanha aconteceu com o lançamento de uma série de vídeos nas redes sociais. O conteúdo mostra, de modo claro e direto, quem perde quando o turista não viaja. A proposta é levar essa mensagem ao maior número de pessoas e sensibilizar a população brasileira para as oportunidades geradas a partir do turismo e para os riscos econômicos e sociais com a paralisação do setor.
A campanha “Todo Brasil é Turismo” poderá ser vista nas mídias sociais, tendo suas mensagens concentradas no perfil de Instagram. O objetivo é valorizar o trabalho da cadeia produtiva do Turismo, que mostra resiliência, mas depende, agora, do apoio do poder público em vários aspectos, para ter fôlego e seguir adiante. No IG, um link direciona os internautas para engajamento a esta campanha de apoio e valorização de cadeia de turismo e eventos.
Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Já segue o Viagem em Detalhes nas redes?
Confira nosso Instagram, Twitter e Facebook!