Você sabia que o Mosteiro de São Bento, em São Paulo, oferece um brunch uma vez ao mês? Muita gente não sabe! Eu descobri há algum tempo e sempre morria de curiosidade para fazer este programa tão diferente. Pois fui lá conferir e conto tudo aqui pra vocês.
Procurando por hotéis na praia para ir com as crianças? Veja nest post opções pelo litoral paulista.
Não é somente um brunch
Sim, o “Brunch no Mosteiro” como é mais conhecido, não é somente um brunch. Existe toda uma programação que começa às 10h e termina às 15h30. Primeiramente chegamos para assistir a missa do domingo. Ela é super famosa aqui em São Paulo porque conta com a presença dos monges que rezam uma missa cantada, o canto gregoriano.
A missa dura 1h30, mas é realmente muito bonita. Os monges entram na igreja com um defumador e boa parte da missa é cantada, como já comentei. A Basílica é linda! Se você nunca entrou lá (independente da sua religião) vale a pena, porque é realmente imponente, com muitos vitrais e esculturas. Além de linda, ela é enorme e mesmo assim fica lotada. Foi impressionante porque tinha muita gente do lado de fora para assistir pelo menos um pedacinho da missa! Muitos curiosos, turistas, pessoas fotografando. É um programa diferente, no mínimo.
Após a missa fomos (eu e minha mãe) encaminhadas para o Teatro do Mosteiro, um dos mais antigos da cidade fundado em 1903. Lá assistimos uma parte do espetáculo infantil “A Loja Mágica de Brinquedos”, com os atores mirins do Instituto Cultural Straube. Pelo o que entendi, a cada edição existe uma atração diferente, que no nosso caso foi esta peça.
O brunch no Mosteiro
Em seguida o tão esperando brunch. Seguimos para um salão onde fomos recebidas com uma taça de espumante. No local existiam mesas comunitárias onde se sentavam 10 pessoas. Pensei, sinceramente, que fosse uma coisa mais intimista, mas não, tinha muita gente! Mas tudo muito bem organizado, com lugar certo para cada um se sentar.
A cada edição, que acontece em média uma vez por mês, um buffet diferente é convidado para servir os visitantes. Nesta edição o buffet foi o Rixô Gastronomia e estava tudo muito gostoso. Comida muito bem apresentada, farta e saborosa, que incluía a entrada: pães, queijos, patês; pratos quentes: quiche, massa, medalhão de filet mignon e cuscuz e, claro, as sobremesas: pudim de tapioca, cheesecake, mousse de chocolate, merengue de limão siciliano.
Conheça opções de hotéis românticos pelo Brasil, tem um mais bacana do que o outro, imperdível!
Visita pelo Mosteiro
Ao final do brunch os convidados são guiados pelo Mosteiro para fazer uma visita. Um monge nos levou para conhecer a Faculdade e o Colégio São Bento (nada muito empolgante), a sala onde o Papa Bento XVI acenou para os fieis e por último, a Capela do Mosteiro. Aos poucos ele nos contou algumas curiosidades e muita história, foi interessante.
Terminamos a visita na própria Basílica, que na verdade se chama Basílica de Nossa Senhora da Assunção – isso significa um status maior do que as igrejas que conhecemos. Mosteiro de São Bento é o local onde ficam os monges, onde eles moram. Esta explicação e muitas outras nos foram dadas nesta última etapa da visita.
É de fora de São Paulo e precisa de um hotel? Clique aqui para reservar com um de nossos parceiros.
E assim terminou a programação do Brunch no Mosteiro. Apesar do valor, na minha opinião, ser alto ($220,00) achei que é um programa que vale a pena. Quando estamos fora do país a gente paga muitas vezes um valor alto para visitar os pontos turístico, não paga? Então, temos que conhecer também a cidade onde moramos!
Para mais informações sobre brunch do Mosteiro acesse o site do local.
Aproveite para conhecer também a minha visita ao Teatro Municipal de SP.
Leia outras matérias do blog sobre São Paulo:
10 melhores hotéis para ir com crianças perto de SP
Gosta do Viagem em Detalhes? Então aproveite para reservar sua viagem com os parceiros do Blog. Assim você nos ajuda e não paga nada a mais por isso.
Respostas de 5
Muito obrigada por uma resenha honesta do passeio! Sempre tive curiosidade em conhecer o brunch do mosteiro e o seu texto dá uma excelente visão do que esperar!
Que bom que você gostou, Thais! A ideia era essa mesmo, passar transparência. Muito obrigada pelo seu comentário. Bjs, Sandra
Obrigada pela informação honesta e transparente. Moro fora do Brasil e eu e minha filha sempre quisemos fazer esse passeio. Agora posso me preparar melhor para tanto. Obrigada mesmo.
Que bom que gostou!! Fico feliz.
Um abraço,
Renata