Para nós que amamos viajar, é legal se perguntar como será o turismo em 2022. O turismo brasileiro deve movimentar, até o final de 2021, cerca de R$ 60,6 bilhões, retomando parte da fatia que havia perdido no ano passado em função da pandemia, quando respondeu por apenas R$ 53,7 bilhões. É o que aponta a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há quase 30 anos, com base em dados oficiais.
Embora o cenário seja de otimismo, o estudo mostra que ainda levará algum tempo para o setor voltar ao patamar que havia conquistado. Em 2019, o potencial de consumo em viagens chegou a R$ 71,6 bilhões, ou seja, 15,5% a mais que a projeção atual.
Nos cálculos acima, são levadas em conta despesas com alimentação, hospedagem, passagens aéreas e de ônibus, combustível e excursão.
Se o consumo começar a recuperar seu fôlego, a quantidade de empresas de turismo em 2022 seguirá o mesmo ritmo. Segundo o IPC Maps, dos 88.814 estabelecimentos de viagens existentes em 2019 no Brasil, quase 12 mil fecharam suas portas no início da pandemia. Já neste ano, a quantidade de empresas voltou a subir, totalizando 78.046 unidades instaladas.
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