O que fazer em Lisboa? 12 passeios imperdíveis

O que fazer em Lisboa? 12 passeios imperdíveis

Pensando o que fazer em Lisboa? São tantas opções que nos deixam já querendo ficar mais dias, antes mesmo de chegar. Portugal é um dos destinos em alta nos últimos anos, cada vez mais brasileiros se interessam em conhecer esse país tão incrível e receptivo.

Ir para Lisboa e não se apaixonar é quase impossível, uma cidade cosmopolita e com uma lista enorme de coisas pra fazer. Restaurantes, museus, atrações e até mesmo andar pela rua sem rumo, é uma delícia.

Depois de conhecer Lisboa eu entendi porque tantos brasileiros estão escolhendo Portugal como casa.

Hoje vamos compartilhar com você o que fazer em Lisboa, confira nossa lista imperdível.

1. Mosteiro dos Jerónimos 

O mosteiro dos Jerónimos foi eleito como uma das 7 maravilhas de Portugal e por isso não poderia ficar fora da nossa lista do que fazer em Lisboa. 

O que fazer em lisboa

O local por si só é lindo e muito impressionante, tanto por fora como por dentro, a riqueza de detalhes chama atenção. Tudo por ali tem um significado, remetendo principalmente a história dos portugueses em relação aos descobrimentos. Fiquei impressionada com a quantidade de barcos, em tamanho real, tinham também muitas réplicas de caravelas, lindíssimas.

O visitante também vai conhecer de perto o túmulo de algumas figuras nacionais importantes, como por exemplo, Vasco da Gama, Luíz Vaz de Camões e Fernando Pessoa.

É importante relembrar que o Mosteiro não abre às segundas. O bilhete custa $10 euros. Para brasileiros que vivem em Portugal há visitas gratuitas aos domingos e feriados, das 10 até às 14 horas.

2. Castelo de São Jorge

Dizem que o Castelo de São Jorge tem uma das melhores vistas da cidade de Lisboa e nós ficamos realmente surpreendidos. É um passeio um pouco mais cansativo, já que para conhecer o castelo todo é preciso andar bastante, então separe algumas horas do seu dia para ficar por lá e conhecer com mais calma.

O castelo foi construído há mais de 8 séculos para proteger a cidade dos romanos. Toda a estrutura é medieval e você se sentirá em um filme de época nesse passeio.

Entre os locais do castelo que você pode conhecer, estão os jardins (perfeito para quem viaja com crianças, elas adoram) vimos pavões lindíssimos por lá. Ainda a exposição permanente do museu com peças do castelo, sítio arqueológico, câmera obscura. Também contam com um restaurante e café lá dentro.

Entrada: $10 euros, jovens de 13 a 25 anos pagam meia entrada e pessoas maiores de 65 anos $8,50 euros. Você tem a opção de comprar com antecedência pelo nosso parceiro Get Your Guide, se for na alta temporada principalmente é bem importante.

3. Torre de Belém

Como pensar em Portugal e não lembrar da icônica Torre de Belém, outro ponto imperdível durante sua viagem por Lisboa. O local é considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

o que fazer em lisboa

O legal e o que poucas pessoas sabem, é que a Torre de Belém é um monumento manuelino, sendo nítido a influência islâmica e oriental no local.

Além disso, há diversos elementos que remetem a época da navegação e também dos descobrimentos, com cordas, nós e afins. A torre conta com 5 pavimentos e você consegue visitar cada um deles.

O valor de entrada é de $6 euros. Comprando com antecedência pelo nosso parceiro Get Your Guide, você paga um pouco mais caro mas corta a fila que geralmente é grandinha. Atente-se que nesse caso você precisa do voucher impresso.

4. Ruínas do Convento do Carmo

O Convento do Carmo é outro monumento que carrega consigo muita história, toda a sua estrutura foi pensada no estilo neogótico. O local passou por um incidente e parte do que sobrou virou um museu.

Além de ter acesso às ruínas, que são lindíssimas, é possível ter acesso ao museu do convento. A coleção conta com objetos do período paleolítico até o século XVI e no interior é possível ver os túmulos de outras figuras importantes do país, como antigos governadores.

Quem gosta de história vai amar ainda mais o local, que conta até mesmo com múmias. Sem dúvidas incrível.

O bilhete custa apenas 4 euros, estudantes pagam 3 euros e menores de 14 anos não pagam a entrada.

5. Sé de Lisboa

Igrejas são comuns na Europa e em Portugal não é diferente, por isso dentro dos pontos turísticos de Lisboa, você deve incluir a Sé de Lisboa, considerada a principal igreja da cidade.

 O estilo da catedral é romântico. Dentro da igreja é possível encontrar detalhes desse estilo, arte sacra e detalhes no altar. A entrada da igreja é gratuita.

Por outro lado, há o claustro da Sé de Lisboa, onde é possível ver alguns restos romanos, árabes e medievais, nesse caso, precisa – se pagar 2,50 euros para ter acesso. Há ainda o tesouro da catedral, com salas que possuem objetos, jóias e vestimentas de várias épocas. Para acessar também é necessário pagar 2,50. Os dois ingressos juntos ficam por 4 euros, estudante possuem 50% de desconto e crianças até 11 anos não pagam.

6. Igreja de São Roque 

A igreja de São Roque também deve fazer parte do seu roteiro, tudo porque, ela é uma das igrejas mais bonitas de Lisboa.

Detalhes no teto, no altar e em cada canto, encantam o turista. Dá para perceber como os portugueses sempre pensaram em cada detalhe de locais como esse.

A entrada para a igreja é gratuita e em pouco tempo você a conhece. Porém, existe um museu com arte sacra, vestimentas e outros detalhes, a entrada no museu é paga. O valor é de 2,50 euros.

7. Ponte 25 de abril

A ponte 25 de abril é a maior ponte suspensa da Europa, contando com um andar para carros e outro para trens. Uma curiosidade é que a ponte parece muito a Golden Gate, de São Francisco.

Em diversos locais você consegue ver a ponte, mesmo que de longe. Mas a nossa dica é ir até o bar/restaurante que chama – se ‘’Rio Maravilha’’ para ter uma vista única da ponte.

Vá perto do pôr do sol, peça um drink e aprecie a linda vista (o local garante fotos lindas).

8. Elevador de Santa Justa

O elevador de Santa Justa é na verdade uma forma de transporte entre a baixa de Lisboa, até o famoso Bairro Alto, porém, se tornou uma grande atração turística.

A estrutura é parecida com a Torre Eiffel, algo que não é uma mera coicidência do destino, já que o arquiteto que pensou no elevador, se inspirava no arquiteto que projetou a Torre.

Além de ir de um local para outro, você vai ter a chance de ver Lisboa de cima, vale a pena. O valor para ida e volta é de 5,15 euros. O mirante custa 1,50 euros, o elevador não está incluso.

9. Oceanário de Lisboa

Outro ponto turístico que não pode faltar durante sua visita a Lisboa, é o oceanário.

Os motivos para visitar são muitos, você vai estar em um dos maiores aquários indoor da Europa, vai se sentir realmente dentro de um oceano, vai ver diferentes e raras espécies, como por exemplo, papagaio do mar, polvo gigante, sapo de chifre, escorpião roncador e outros.

É o tipo de programa para todas as idades, mas as famílias com crianças aproveitam ainda mais o local, os pequenos ficam simplesmente encantados.

Crianças de até 3 anos não pagam, de 4 a 12 anos o valor é $13 euros, de 13 a 64 anos $19 euros e maiores de 65 anos, $13 euros.

10. Bairro Alto

Passear pelo bairro alto também deve fazer parte do seu roteiro. De dia você pode dar uma andada pelo local, parar para tomar um café ou almoçar pelas ruas desse bairro, já que há atrações turísticas por perto.

Mas o encanto mesmo do bairro alto começa a noite, com muitos bares e clubes de fado, sempre vale a pena conferir de perto o estilo musical português que foi nomeado como Patrimônio da Humanidade.

Os mais jovens, em especial, costumam gostar bastante de passear durante a noite por aqui. 

Outro símbolo de Lisboa é o bondinho elétrico, assim como o elevador de Santa Justa, o bonde foi um meio de transporte que acabou se tornando atração turística.

Você precisa ter pelo menos uma foto perto de um. Há diversos passeios de bondinho por Lisboa, o mais recomendado é o elétrico 28.

O valor é $2,90 euros e o trajeto passa por diversos pontos turísticos.

11. Praça do Comércio

A praça do Comércio é considerada a mais importante de Lisboa, a visita pode acontecer de dia ou de noite, já que a praça conta com restaurantes, cafés e bares, ou seja, há sempre algo pra fazer por aqui.

Como ponto de interesse no local, temos o Arco Triunfal da Rua Augusta, será difícil passar despercebido por esse arco pelo seu tamanho e beleza.

Há ainda a estátua equestre de José I, antigo rei português.

12. LX Factory

Por fim, temos o LX Factory, um local bem descolado em Lisboa com lojas, bares, restaurantes, livraria e até escritórios.

O local lembra por vezes, o beco do Batman em São Paulo, já que é composto por arte nas paredes, coloridas, com mensagens ou desenhos incríveis.

Tire algumas horas para passear pelo local, o clima é muito gostoso, cheio de detalhes e você pode comer, tomar um drink, desfrutar de um doce, comprar um livro há de tudo por lá.

Deu pra perceber que Lisboa é uma daquelas cidades que podemos voltar mais de uma vez e ainda sim teremos coisas para ver, né?

Veja aqui também uma lista de restaurantes em Lisboa, do Blog Mala de Mãe.

Seguro viagem em Portugal

Como sabemos, o seguro viagem na Europa é obrigatório, sendo um documento a ser apresentado até na imigração.

Porém, Portugal e Brasil possuem um acordo e o viajante pode pedir um documento chamado PB4 no Ministério da Saúde do seu estado. Com esse documento, é possível ter acesso ao sistema público de saúde, pagando o preço de um cidadão português. Ele é válido na imigração.

Mas não cobre nenhum tipo de despesa de viagem, ok? Por isso ainda é vantajoso contratar um seguro viagem por fora para ir viajar ainda mais tranquilo.

Índice

Picture of Renata Sucena

Renata Sucena

Administradora e mãe do Gabriel de 13 anos, trabalhou por 15 anos em marketing em instituições financeiras. Buscando unir duas de suas paixões, viagens e fotografia, criou o blog Viagem em Detalhes. Acredita que viagens criam lembranças preciosas, ampliam horizontes e reforçam laços de afeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *