Ontem assistindo ao MasterChef Junior e olhando algumas fotos, procurando inspiração para um post, me deparei com uma foto minha comendo esse doce maravilhoso! Voilà! Era o que eu queria! Logo já fiz a história na minha cabeça e fiquei até a madrugada escrevendo!
O nome do doce é Paris Brest, e acabei descobrindo que ele tem uma história muito curiosa. Foi criado em 1910 e nomeado Paris Brest em homenagem à corrida de bicicleta de longa distância chamada Paris-Brest-Paris (PBP), que teve início em 1891. Inicialmente eram 1.200km de percurso de Paris até Brest e de volta a Paris, ao longo dos anos essa corrida sofreu algumas modificações, mas ela acontece até hoje de 4 em 4 anos e somente com a participação de atletas amadores.
O formato da sobremesa é inspirada na roda da bicicleta, redonda com um furo no meio. A massa do doce é a mesma das famosas carolinas (bombas), chamada de Pâte à Choux e é recheada com um creme de amêndoas e decorado com lascas de amêndoas. Deu vontade? Aqui já estou com água na boca e triste pois nenhuma viagem para França nos planos no horizonte próximo!! Aqui no Brasil não consegui encontrar um que fosse tão bom…mas vou assumir esse desafio e conto pra vocês assim que eu encontrar! Me ajudem!
Agora conto onde comer a minha versão preferida desse doce na cidade luz. Adorei me lembrar dessa viagem maravilhosa a Paris! As viagens pra mim são feitas de momentos, descobertas e de desvendar os segredos de cada lugar. E essa viagem foi particularmente gostosa pois deixamos de lado os programas turísticos e exploramos a pé a cidade toda. Entramos em cada rua, nos perdemos em vários momentos e descobrimos muitas coisas que não conhecíamos. Dentre eles esse delicioso Café, Bread and Roses, localizado numa rua muito charmosa, travessa da famosa Rue du Faubourg Saint-Honoré. É um daqueles lugares que você come com os olhos e onde é praticamente impossível escolher uma coisa só. Uma ótima pedida para café da manhã, um almoço rápido ou simplesmente uma parada para relaxar.
A nossa sorte é que ele ficava muito pertinho de nosso Hotel e acabamos passando por lá algumas vezes. Posso dizer que não é só o Paris Brest que é maravilhoso!! Que bom que eu tinha algumas fotos, ainda da época que esse Blog não existia e eu também não tinha nenhum curso de fotografia como podem perceber.
Anote aí essa dica para a sua próxima viagem. Você não pode perder essas delícias!!
Bread and Roses: 25 Rue Boissy d’Anglas, perto da Madeleine e em Saint Germain: 62 Rue Madame
Respostas de 4
Bom material.
Obrigada Danilo.
Comi o Paris-Brest na Piere Herme e na Cedric Grolet, são maravilhosos..
Aqui no Brasil procure por Jéssica Maestri, muito semelhante.
Hum, que delicia, Jéssica Maestri vou procurar. Ótima dica! Obrigada, beijos Renata