Pelas curvas da Großglockner Hochalpenstrasse, na Áustria

Pelas curvas da Großglockner Hochalpenstrasse, na Áustria

Não sei o que é mais difícil: pronunciar Großglockner Hochalpenstrasse ou dirigir pelas suas 36 curvas fechadas e inclinadas.

A Großglockner Hochalpenstrasse é uma estrada de 48 km de extensão que contorna a região dos alpes mais altos da Áustria. Não interessa muito onde ela começa, nem onde vai dar. A estrada em si é a atração principal da viagem. Daqueles cenários de filme! Imperdível.

O nome complicado vem da montanha mais alta da Áustria, a Grossglockner (3,798 metros de altura), que pode ser vista “de perto” por quem está no alto da estrada. A Großglockner Hochalpenstrasse liga as cidades de Bruck, no estado de Salzburg, e Heiligenblut, no estado de Carinthia, cortando a região montanhosa (e deslumbrante) do Parque Nacional de Höhe Tauern.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Enquanto estiver contornando os alpes da Großglockner Hochalpenstrasse será inevitável se perguntar: como e por que construíram essa estrada? Segundo registros históricos, mercadores celtas e romanos já percorriam esse trajeto há mais de 3.500 anos, para fins de comércio. Mas a Großglockner Hochalpenstrasse “asfaltada”, como conhecemos hoje, foi inaugurada em agosto de 1934.

schneeraeumung-frueher3
Foto: Divulgação

A construção demorou quase quatro anos para ser concluída e envolveu mais de quatro mil trabalhadores. O projeto foi idealizado após a queda do Império Áustro-Húngaro, ao final da Primeira Guerra Mundial, quando Áustria buscava formas de criar uma nova identidade e se estabelecer como nova potência. A Großglockner Hochalpenstrasse não só iria gerar empregos para a população austríaca, como também tornaria-se uma fonte de renda bastante lucrativa no futuro. Até hoje a estrada é uma das atrações turísticas mais famosas da Áustria e recebe cerca de 900 mil visitantes todos os anos.

Como chegar

A Großglockner Hochalpenstrasse é interessante para quem estiver viajando de carro pelo oeste da Áustria ou sul da Alemanha, por exemplo. Um bom ponto de partida é Salzburg, que fica a cerca de 115 km de distância da bilheteria. Para chegar sem problemas, digite no GPS:  Mautstelle Ferleiten, 5672 Fusch an der Großglocknerstraße, Österreich. É a localização da bilheteria, ou melhor, do pedágio da estrada.

Foto: Nathalia Tavolieri
Foto: Nathalia Tavolieri

O que saber antes de ir

As 36 curvas da estrada são muito fechadas, quase não há barreiras de proteção, as faixas são bem estreitas e há muitas subidas (e descidas, na volta). Na foto, parece que é bem mais tranquilo. Confesso que fiquei com um pouco de medo da altura e nem toquei no volante. Minha mãe e meu padrasto foram dividindo a direção, mas bem devagar. Diferentemente de muitos europeus, não estamos acostumados a dirigir em estradas como essa. É bom ter isso em mente.

Outra forma de conhecer a estrada é de moto ou bicicleta. Mas de bike, só quem for muito experiente. Mesmo.

Foto: Nathalia Tavolieri
Foto: Nathalia Tavolieri

Lembrei das tantas vezes que enjoava nas curvas da serra Mogi-Bertioga, no litoral de São Paulo, a caminho da praia… Não preciso dizer que passei mal, né? Mas o dia foi tão gostoso e as paisagens, tão bonitas, que só lembrei deste detalhe escrevendo este texto aqui.

Foto: Andreas Kolarik / Divulgação
Foto: Andreas Kolarik / Divulgação

É interessante dar uma olhada antes no mapa da estrada para programar quanto tempo ficar e que trajetos conhecer. Aqui há sugestões (em inglês). Como não é muito fácil dirigir nessa estrada, qualquer trecho vai demorar muito mais do que você imagina. E tenha em mente que você vai ter que fazer todo o caminho da volta. E que descer os alpes no escuro não é uma ideia das mais inteligentes.

Com ou sem crianças

Não acredito que esse seja um super programa para crianças. É  muito tempo dentro do carro, basicamente admirando a paisagem. Porém, nas partes mais baixas da estrada, há alguns parquinhos e áreas recreativas. Neste link você confere dicas (em inglês) de lazer para viagens com crianças pela região. Vai depender da família fazer deste programa algo mais aventureiro ou mais tranquilo.

(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)

Com ou sem crianças, faça muitas paradas para tirar fotos e tomar chocolate quente (ou uma cervejinha – se não estiver dirigindo). Há também algumas pousadas ao longo da estrada, mas em apenas um dia dá para fazer um passeio bem legal e seguir viagem.

Quando ir e quanto tempo ficar

Antes de programar um passeio pela Großglockner Hochalpenstrasse, fique atento(a) à temporada de funcionamento. Por questões de segurança, a estrada fica fechada durante o inverno. Só é aberta ao público entre maio e novembro, mas é bom checar no site oficial as datas atualizadas.

Para este ano de 2016, a Großglockner Hochalpenstrasse estará aberta:

  • Até 31 de maio: das 6h às 20h
  • De 1 de junho a 31 de agosto: das 5h às 21h30
  • A partir de 1 de setembro: das 6h às 19h30

A entrada só é permitida até 45 minutos antes do fechamento.

Valores do pedágio:

  •  35 euros (por carro / válido para 1 dia) – 25 euros (entrada após 18h)
  •  25 euros (por moto / válido para 1 dia) – 18,50 euros  (entrada após 18h)

Se pernoitar na estrada, será cobrado o valor adicional de 11 euros para o segundo dia do passeio.

(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)
(Foto: Nathalia Tavolieri)

Siga viagem!

Depois de passear pela Großglockner Hochalpenstrasse, durma em uma cidadezinha nos arredores, como Zell am See. No dia seguinte, conheça outros lugares lindos da região. Sugiro Hallstatt (que olhando na foto parece de mentira: MAS NÃO É!) e o magnífico Gosausee.  De lá, você pode cair na estrada novamente para conhecer outras 3 cidades maiorzinhas e imperdíveis da Áustria: Innsbruck, Salzburg e a capital, Viena.

Índice

Picture of Nathalia Tavolieri

Nathalia Tavolieri

Jornalista vivendo em Bonn, na Alemanha. Adora o friozinho na barriga ao pisar em rodoviárias, aeroportos e estações de trem. Aprendeu a gostar de viajar sozinha, com mochilão, sem muito roteiro. Vai compartilhar suas descobertas, perrengues e surpresas boas em viagens - como esses elefantes fofos da foto!

Respostas de 2

  1. Olá Nathalia! Tudo bem?
    Adorei o post sobre a Großglockner Hochalpenstrasse. Eu e meu marido vamos para a Europa em setembro e queremos ir da Itália (Veneza) para Salzburg, passando por essa estrada!
    Você acha que é possível passer pela Großglockner Hochalpenstrasse e ir direto para Salzburg, sem fazer a parada para dormir Zell am See, como você sugere no post?
    Também gostaria de saber qual a melhor cidade na Áustria para alugar um carro para iniciar o passeio pela Großglockner Hochalpenstrasse, mas no sentido da subida – indo para Salzburg?
    Pergunto isso, pois como está muito caro a taxa de devolução do carro em outro país, gostaria de saber se tem como eu ir de Veneza por trem para uma cidade da Áustria, para então pegar a Großglockner Hochalpenstrasse sentido Salzburg.
    Agradeço muito se puder dar suas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *