Uma delícia de pousada em cunha para vocês conhecerem! Apesar de ouvir muito de Cunha, pois um grande amigo é da cidade. O mais perto que havíamos chegado foi uma aventura pela antiga estrada vindo de Paraty (antes da reforma).
Pouso Caminho das Artes
No ano passado, devido ao L’Etape Brasil, prova de bike que aconteceu pela primeira vez no Brasil. Estivemos por lá por 3 dias! Por dica desse amigo encontramos o Pouso Caminho das Artes do atencioso Claudinei, e adoramos!
Esse friozinho e o dia dos namorados me inspirou a escrever o post. Aproveitar esse clima da serra no inverno é uma delícia. Se você quer fugir dos destinos mais comuns e mais movimentados como Campos do Jordão e Monte Verde. Considere ficar nessa pousada em Cunha uma ótima opção!
Nossa experiência foi ótima, começando pela reserva. O site deles é super bem estruturado, você faz a reserva online, verifica a disponibilidade e o preço na hora sem precisar solicitar, escolhe o seu chalé e pronto. Tem fotos e vídeo de cada chalé, todos são diferentes e super charmosos, alguns localizados na casa principal e outros na área externa.
Nosso chalé era uma delícia, muito confortável, bem decorado e com uma vista linda da cidade. É o perfeito refúgio romântico. Além de estar localizada bem perto do centro, ponto positivo se comparada a outras pousadas em Cunha.
É importante observar que eles não aceitam crianças (menores de 11 anos), então aproveite para fazer um passeio dedicado ao casal, curtir a paz, o silêncio e a paisagem! Tenho certeza que uma escapada romântica será bem vinda. Quer umas dicas de como fazer sem culpa? Veja esse post que eu fiz pro Portal it Mãe.
Nós estrevistamos o Claudinei, que nos contou um pouco mais sobre a história da pousada.
VeD: Há quantos anos existe a Pousada em Cunha?
Claudinei: A pousada inicialmente era uma casa. Foi comprada por um casal de aposentados, vindos de São Bernardo do Campo, há pouco mais de 20 anos. Depois de 10 anos o filho deles foi morar em São Paulo. O casal se sentindo sozinho resolveu transformar a casa em pousada, ao longo do tempo fizeram muitas melhorias e aumentaram o espaço.
Em janeiro de 2011, comprei o local, com o objetivo de permanecer como pousada. E é claro que, mesmo sendo um local muito agradável, tivemos que dar a nossa “cara”, principalmente na decoração e itens para atender adequadamente os clientes, tornando o ambiente mais confortável e acolhedor. Mas o espírito de fazer os hóspedes sentirem-se em casa permaneceu.
VeD: Nesse período o que mudou?
Claudinei: Implementei muitas melhorias na infraestrutura como troca de pisos em alguns cômodos, instalação do aquecimento solar para água, reforma de todos os banheiros para a passagem do novo encanamento e instalação de boxes. Além da instalação das salamandras e lareiras elétricas para amenizar o frio da serra no inverno.
VeD: Vocês receberam o selo Bronze de EcoLíderes da TripAdvisor. O que isso significa?
Claudinei: O programa Ecolíderes classifica os estabelecimentos de acordo com suas ações sustentáveis. Nossa preocupação com o meio ambiente sempre foi algo muito latente. Fazemos a separação de todos os materiais recicláveis, recolhidos semanalmente por um senhor, cujo trabalho é o seu sustendo.
Também fizemos a troca de todas as lâmpadas da pousada por eletrônicas ou de led para reduzir o consumo de energia. Com a recente instalação das placas solares para geração de energia elétrica para o nosso consumo, ganhamos o selo BRONZE deste programa.
E isso tudo se reflete no valor da diária. Uma vez que com menor custo, é possível oferecer uma melhor tarifa.
VeD: Você sempre trabalhou no ramo hoteleiro?
Claudinei: Não. Estou aqui há 5 anos, após morar 18 anos em São Paulo onde fiz carreira na área de Tecnologia. A troca da vida estressante por um local bem tranquilo, agradável, simples e onde a qualidade de vida bate à nossa porta, com certeza, não gera nenhum tipo de arrependimento. Fazer o que gostamos é sempre muito prazeroso.
Agradecemos ao Claudinei por nos contar a história da sua Pousada em Cunha!! E recomendamos para quem busca um refúgio do stress da cidade grande. É uma forma de recarregar as baterias.
Agora se você vai fazer o L’Etape esse ano de 2017 e se interessou pela pousada, terei que dar uma má notícia!! Ela já está completamente lotada, risos…
Estaremos por lá novamente com mais uma turma de amigos ciclistas e já aproveitamos para reservá-la por inteiro!!
Veja também outros posts com dicas de viagens pelo Brasil:
Roteiro da nossa Road Trip em Minas Gerais
10 melhores hotéis para ir com crianças, perto de São Paulo
Explorando o Sul do Brasil – uma diversidade de atrações
Museu Catavento – Ótimo programa com crianças em SP
Vai viajar?
Gosta do Viagem em Detalhes? Então aproveite para reservar sua viagem com os parceiros do Blog. Assim você nos ajuda e não paga nada a mais por isso.