Já pensou em fazer uma visita ao Teatro Municipal de SP? Um ícone da cidade, o Teatro tem muita história e é um edifício muito bonito.
Mas você sabia que pode visitar o interior do Teatro Municipal? Sim, é possível e eu vou contar todos os detalhes aqui.
Visita ao Teatro Municipal de SP
As visitas ao Teatro Municipal de SP acontecem de terça à sexta-feira, em diversos horários: 11h, 13h, 14h, 15h, 16h e 17h. Em inglês o horário disponível é às 13h. Aos sábados, elas acontecem às 11h, 13h, 14h e 15h. No mesmo dia também existe em inglês e em libras, às 11h. Importante dizer que as visitas são gratuitas! Mas é necessário agendamento, pois os grupos têm limite de pessoas. Faça o agendamento, clicando aqui ou compareça pessoalmente ao Teatro Municipal para marcar o dia de sua preferência.
Estrangeiros também podem fazer a visita ao Teatro Municipal de SP, vejam que legal! Elas acontecem em inglês, às 3as e sábados, às 11h e de 4a a sexta, às 13h. O Teatro ainda tem visitas em libras, para surdos, todos os sábados, às 11h.
Procurando por um bom hotel no litoral de SP? Veja aqui opções especiais que separamos neste post!
Como é a visita ao Teatro Municipal de SP?
Se contarmos o tempo total, a visita ao Teatro Municipal de SP dura no máximo 1h30. Um guia acompanha o grupo e conta diversas curiosidades deste lugar encantador e tão cheio de histórias.
Visitamos primeiramente o saguão da entrada: lindo, imponente com a escadaria ao centro, estatuas e quadros históricos, além de vitrôs maravilhosos.
Passamos também pelo salão nobre – que era utilizado para grandes eventos e, na verdade, ainda é, pois pode ser alugado para festas e confraternizações particulares e corporativas.
O salão nobre é maravilhoso! Possui no teto, diversas pinturas. A melhor maneira de vê-las é se deitando no chão, para poder observar com toda a calma, seus inúmeros detalhes.
Passamos depois por dentro do teatro. Infelizmente, lá não e possível fazer fotos e nem vídeos. O Teatro é muito bonito! Já tinha estado lá, há muito tempo para assistir um musical. E não lembrava o quanto ele é imponente! Sabe quando você sente que está participando de um grande evento? Uma grande solenidade? Assim que me senti neste visita, como uma convidada especial para um espetáculo!
Demos mais uma volta pelos corredores por detrás do teatro e soubemos mais sobre sua história. A visita ao Teatro Municipal de SP é muito rica em detalhes e eu super recomendo para quem quiser saber um pouco mais sobre a cidade de São Paulo.
Em seus 108 anos de vida, o Teatro Municipal de SP passou por uma reforma e duas restaurações, sendo a última delas em 2011, que foi a maior de todas, incluindo a modernização do palco.
Algumas curiosidades: o teatro atualmente conta com 1.533 lugares; seu lustre veio da Alemanha e é um modelo original. Ele pesa 1,5 tonelada e possui 7 mil cristais!
Um pouco de história…
E já que estamos falando de como o Teatro Municipal está hoje, vamos voltar um pouco ao passado, mais precisamente em 1903, quando esta história começa.
Os ricos barões do café que moravam em São Paulo, almejavam a vida social dos europeus e, portanto, contando também com dinheiro público financiaram um teatro na cidade. Oito anos depois do início da construção, em 12 de setembro de 1911, era inaugurado o Teatro Municipal de São Paulo.
Os arquitetos foram Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi. Inspirado na Ópera de Paris, o Teatro Municipal foi considerado uma construção arrojada, já que tinha traços renascentistas e barrocos em sua fachada. Dentro dele, muitas obras de arte. São Paulo, portanto, acabava de ganhar seu próprio palco para os grandes espetáculos.
Pensando em se hospedar em São Paulo? Veja aqui diversas opções de hotéis!
Ele era a grande vitrine da alta sociedade, que tinha “direito” aos melhores lugares do teatro, chamados na época de primeira ordem. Nela ficavam os políticos e os banqueiros. Nos lugares da 2a ordem (um andar acima) ficavam todos que tinham algum estudo; a 3a ordem (mais um andar acima) era destinada a professores e artistas e os estudantes ficavam no último andar do teatro. Os eventos até eram abertos ao público em geral, mas o valor dos ingressos era tão alto, que ninguém podia comprar.
Em 1981 o Teatro foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo.
Visite o Teatro Municipal, assista as suas pecas, musicais e ballets. Confira aqui a programação.
Programas gratuitos ou com preços populares no Teatro. Saiba mais!
Todas às 4as feiras, há música de graça no saguão do Teatro: são as Quartas Musicais. Para assistí-las é necessário retirar o ingresso 1h antes, ou seja, às 17h.
E às últimas 2as feiras de cada mês é dia de “Teatro no Municipal”, uma peça é apresentada a preços populares: R$5,00. Ingressos também devem ser retirados 1h antes do espetáculo, que começa às 18h.
Agora não tem mais desculpa para não conhecer esta joia da cidade!
SP tem sorvetes maravilhosos. Veja aqui a nossa seleção dos melhores!
Temos muitos outros posts sobre São Paulo, confira nos links abaixo:
Conheça o brunch no Mosteiro de São Bento
Restaurantes com uma linda vista da cidade!
Aproveite os SPAs dos hotéis de luxo passando somente algumas horas
Respostas de 10
Que vergonha, eu sou de São Paulo mas nunca visitei o Teatro Municipal por dentro… achei lindíssimo! Já vou planejar pra minha próxima visita à minha cidade natal 🙂
Pois é Gabriela, eu também só fui conhecer agora… o turismo que podemos fazer na nossa própria cidade sempre ficam em segundo plano, né?
Amei a dica da visita guiada ao Teatro Municipal de SP. Quero fazer na minha próxima ida à capital paulista! Como o dinheiro dos barões do café trouxeram construções grandiosas para a cidade. A riqueza dos detalhes é demais.
Vale a pena, Lulu. Venha sim!
Que lindo! Eu sou do interior de São Paulo e conheço tão pouco a capital! Quando conseguir um fim de semana livre vou lá conhecer o Teatro Municipal, estou apaixonada!
Venha sim!!! Vai adorar!
O Teatro Municipal de SP parece muito bonito, tentamos visitar quando estivemos por lá, mas não conseguimos.
Poxa, que pena! Agende antes a visita, é muito interessante!
Bom saber que estrangeiros podem visitar o Museu com tour em inglês. Acho q devíamos facilitar para que os turistas conheçam melhor nossa historia.