Quem não gosta de uma lista repleta de destinos maravilhosos pelo mundo?! Embora sejam muitos, decidimos reunir informações sobre 50 lugares para conhecer antes de morrer e esperamos que você os inclua nas suas próximas aventuras. Sem mais delongas, confere aqui embaixo:
1 – Cidade do Cabo – África do Sul
O primeiro destino que não pode faltar na lista para conhecer antes de morrer é a Cidade do Cabo. Ela fica na costa sudoeste da África do Sul, conhecida por seus portos, em uma península ao pé da Montanha da Mesa. Bondes sobem lentamente até o topo da montanha, que oferece vistas panorâmicas da cidade, do agitado porto e dos barcos a caminho da ilha Robben, famosa prisão na qual Nelson Mandela foi encarcerado e que, agora, é um museu.
2 – Ilhas Virgens Britânicas – Caribe
As Ilhas Virgens Britânicas fazem parte de um arquipélago vulcânico do Caribe. O território britânico é considerado ultramarino, abrangendo 4 ilhas principais e outras menores. Além disso, o local é conhecido por suas praias repletas de recifes e como destino para a prática de iatismo. Na maior ilha, Tortola, fica a capital Road Town e o Parque Nacional Sage Mountain. Na ilha Virgin Gorda estão os Baths e um labirinto de rochas à beira da praia.
3 – Jerusalém – Israel
Jerusalém fica em um planalto nas montanhas da Judeia entre o Mediterrâneo e o mar Morto. Considerada uma das cidades mais antigas do mundo, ela carrega as três principais religiões abraâmicas: judaísmo, cristianismo e islamismo.
4 – Grand Canyon National Park – EUA
O Grand Canyon, localizado no Arizona, é uma formação natural constituída de camadas de rochas vermelhas, que revelam milhões de anos da história geológica em seção transversal. De vastas proporções, o cânion tem, em média, 16 km de largura e 1,6 km de profundidade ao longo de seu comprimento de 445 km. Grande parte da área é um parque nacional, com as paisagens impressionantes e as corredeiras de águas bravas do Rio Colorado. Além de muito famoso, é digno para conhecer antes de morrer!
5 – Sydney – Austrália
Sydney, capital do estado de Nova Gales do Sul e uma das maiores cidades da Austrália, é conhecida pela Ópera de Sydney, que fica na orla e tem um design inspirado em velas de barco. O Porto Darling e o Porto de Circular Quay, de menores dimensões, são centros da vida à beira-mar. Nas proximidades, ficam a Ponte da Baía de Sydney, em forma de arco, e o Jardim Botânico Real. A Skywalk, plataforma externa da Torre de Sydney, oferece uma visão de 360 graus da cidade e dos subúrbios.
6 – Províncias Marítimas – Canadá
As províncias marítimas, ou Canadá marítimo, são uma região do Leste do Canadá, que consiste em três províncias: Novo Brunswick, Nova Escócia e Ilha do Príncipe Eduardo. As províncias da região tinham uma população somada de 1 813 606 em 2016.
7 – Hong Kong – China
Hong Kong, ex-colônia britânica, é um território autônomo no sudeste da China. Seu centro urbano densamente povoado é também um porto importante e um centro financeiro global de destaque, com um horizonte marcado por arranha-céus. O distrito comercial exibe monumentos arquitetônicos como a Torre do Bank of China, de I. M. Pei. Hong Kong, e é também um destino importante para compras, famoso pela alfaiataria sob medida e pelo Mercado Noturno da Rua do Templo.
8 – Barcelona – Espanha
Barcelona, capital cosmopolita da região da Catalunha na Espanha, é conhecida pela sua arte e arquitetura. A igreja da Sagrada Família e outros monumentos modernistas projetados por Antoni Gaudí marcam a cidade. O Museu Picasso e a Fundação Joan Miró expõem a arte moderna dos artistas homônimos. O MUHBA, museu sobre a história da cidade, ofecere vários sítios arqueológicos romanos. É para conhecer antes de morrer, né?!
9 – Nova York – EUA
Nova York possui 5 distritos situados no encontro do rio Hudson com o Oceano Atlântico. Manhattan, no centro da cidade, é um distrito com alta densidade demográfica que está entre os principais centros comerciais, financeiros e culturais do mundo. Entre seus pontos emblemáticos, destacam-se arranha-céus, como o Empire State Building, e o enorme Central Park. O teatro da Broadway fica localizado na Times Square.
10 – Paris – França
Paris, capital da França, é uma cidade europeia e um centro mundial de arte, moda, gastronomia e cultura. Sua paisagem urbana do século XIX é cortada por avenidas largas e pelo rio Sena. A cidade é conhecida por monumentos como a Torre Eiffel e a Catedral de Notre-Dame, uma construção gótica do século XII, sendo famosa também pela cultura dos cafés e por lojas de estilistas famosos na Rue du Faubourg Saint-Honoré.
11 – Cairo – Egito
Cairo, a capital do Egito, está localizada às margens do rio Nilo. Em seu centro, ficam a Praça Tahrir e o amplo Museu Egípcio, que exibe uma coleção de antiguidades, como múmias reais e artefatos dourados do Rei Tutancâmon. Aos arredores fica Gizé, local das famosas pirâmides e da Grande Esfinge, que data do século XXVI a.C. Na área arborizada de Zamalek, na ilha de Gezira, a Torre do Cairo, com 187 m de altura, proporciona vistas panorâmicas da cidade.
12 – Marrocos – África do Norte
Marrocos, país do Norte da África banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo, se destaca por influências das culturas berbere, árabe e europeia. A medina de Marrakesh, um bairro medieval labiríntico, oferece entretenimento na praça Djemaa el-Fna e nos souks (mercados), que vendem cerâmica, joias e lanternas de metal. O Casbá dos Udaias, na capital Rabat, é um forte real do século XII com vista para o mar. Por experiência própria, o Marrocos é essencial na lista para conhecer antes de morrer!
13 – Amsterdã – Holanda
Amsterdã, capital da Holanda, é conhecida por seu patrimônio artístico, um elaborado sistema de canais e casas estreitas com telhados de duas águas, legados da era dourada do século XVII na cidade. O bairro de museus abriga o Museu Van Gogh, o Rijksmuseum, com obras de Rembrandt e Vermeer, e o Stedelijk, que privilegia a arte moderna. O ciclismo é uma característica essencial da cidade, com muitas ciclovias.
14 – Ilha Norte – Nova Zelandia
A Ilha Norte da Nova Zelândia é famosa por sua atividade vulcânica, parques nacionais e cidades cosmopolitas. Abrigando cerca de 3/4 da população da Nova Zelândia, ela tem a maior cidade do país, Auckland, que é cercada por baías e ilhas, e é conhecida como “Cidade das Velas”. No extremo sul da ilha, fica a capital portuária de Wellington, onde está localizado o museu nacional, Te Papa
15 – Cusco – Peru
Cusco, cidade situada nos Andes peruanos, foi capital do Império Inca e agora é conhecida por seus vestígios arqueológicos e sua arquitetura colonial espanhola. A Plaza de Armas é a praça central do local, com arcadas, varandas esculpidas de madeira e ruínas de muralhas incas. O Convento de Santo Domingo, em estilo barroco, foi construído em cima do Templo do Sol inca (Coricancha) e tem vestígios arqueológicos da cantaria inca.
16 – Grande Barreira de Corais – Austrália
A Grande Barreira de Corais, no largo da costa de Queensland, no nordeste da Austrália, é o maior organismo vivo da Terra, visível até mesmo do espaço. O ecossistema de 2.300 km de extensão compreende milhares de recifes e centenas de ilhas feitas de mais de 600 categorias de corais duros e macios. Abriga inúmeras espécies de peixes coloridos, moluscos e estrelas-do-mar, além de tartarugas, golfinhos e tubarões. Lindo demais, né? Ta esperando o quê para conhecer antes de morrer?
17 – Patagônia – Argentina
A Patagônia é uma região que abrange uma vasta área no extremo sul da América do Sul, ocupando partes da Argentina e do Chile. A Cordilheira dos Andes delimita a fronteira entre os dois países. O território argentino apresenta estepes áridas, pastagens e desertos, enquanto a parte chilena tem fiordes glaciais e uma floresta temperada. A famosa rodovia RN-40, na Argentina, passa pelos cumes do monte Fitz Roy e pela geleira Perito Moreno, no Parque Nacional Los Glaciares.
18 – Rio de Janeiro – Brasil
O Rio de Janeiro é uma grande cidade brasileira à beira-mar, famosa pelas praias de Copacabana e Ipanema, pela estátua de 38 metros de altura do Cristo Redentor, no topo do Corcovado, e pelo Pão de Açúcar, um pico de granito com teleféricos até seu cume. A cidade também é conhecida pelas grandes favelas, Carnaval com carros alegóricos, fantasias extravagantes e sambistas, e é considerado um dos maiores eventos do mundo. Merece estar na lista para conhecer antes de morrer!
19 – Veneza – Itália
Veneza, capital da região de Vêneto, no norte da Itália, é formada por mais de 100 pequenas ilhas em uma lagoa no Mar Adriático. A cidade não tem estradas, apenas canais (como a via Grand Canal), repletos de palácios góticos e renascentistas. Na praça central, Piazza San Marco, ficam a Basílica de São Marcos, coberta de mosaicos bizantinos, e o campanário, com vista para os telhados vermelhos da cidade
20 – Maui – Havaí
A ilha de Maui fica no Pacífico Central, que faz parte do arquipélago havaiano. O grande Parque Nacional de Haleakala abrange o pico mais alto da ilha, o Haleakala, bem como as piscinas e cachoeiras de Ohe’o Gulch, que podem ser acessadas pela Hana Highway. Uma das praias do trecho de 30 milhas da ilha é a dourada Kapalua, em formato de lua crescente, protegida das fortes correntes por promontórios de rochas vulcânicas.
21 – Bora Bora – Polinésia Francesa
Bora Bora é uma pequena ilha do Pacífico Sul, a noroeste do Taiti, na Polinésia Francesa. Rodeada por ilhas arenosos e uma lagoa azul-turquesa, protegida por um recife de coral, ela é conhecida como destino de mergulho. A ilha também abriga resorts de luxo, com alguns bangalôs acima da água, sustentados por palafitas. No centro da ilha, o Monte Otemanu, há um vulcão adormecido de 727 m de altitude. É totalmente um ótimo destino para conhecer antes de morrer!
22 – Kerala – Índia
Kerala, estado na tropical Costa do Malabar, na Índia, tem quase 600 km de litoral no Mar Arábico e é conhecido por suas praias com palmeiras e águas represadas, uma rede de canais. No interior estão os Gates Ocidentais, montanhas cuja inclinação comporta plantações de chá, café e especiarias, bem como fauna selvagem. Parques nacionais como Eravikulam e Periyar, além de Wayanad e outras reservas, abrigam elefantes, macacos langur e tigres.
23 – Capadócia – Turquia
A Capadócia, região semiárida na área central da Turquia, é conhecida pelas inconfundíveis “chaminés de fada”, altas formações rochosas em formato de cone, agrupadas no Vale dos Monges, em Göreme e em outros lugares. Outros locais importantes são: as casas da Idade do Bronze, esculpidas nas paredes do vale por trogloditas (habitantes das cavernas) e usadas posteriormente como refúgio pelos primeiros cristãos, e o Vale de Ihlara, com 100 metros de profundidade, que abriga várias igrejas esculpidas nas rochas.
24 – Atenas – Grécia
Atenas, capital da Grécia, foi o centro da Grécia Antiga, um império de civilizações poderosas, e ainda é dominada por monumentos do século V a.C.. Algumas dessas estruturas, como a Acrópole, cidadela no topo de uma montanha repleta de construções antigas, e o templo Partenon e suas muitas colunas, podem ser visitados. O Museu da Acrópole e o Museu Arqueológico Nacional preservam esculturas, joias, vasos e relíquias da antiguidade. Além de muito famosa, digna da lista para conhecer antes de morrer!
25 – Tóquio – Japão
Tóquio, capital do Japão, reúne modernidade e tradição, desde arranha-céus iluminados por neon a templos históricos. O santuário xintoísta Meiji é conhecido por seu altíssimo portão e pelas florestas circundantes. O Palácio Imperial fica localizado em meio a jardins públicos. Os muitos museus da cidade oferecem exposições que variam de arte clássica (como no Museu Nacional de Tóquio) a um teatro kabuki reconstruído (como o Museu Edo-Tokyo). Quem não incluir Tóquio na lista para conhecer antes de morrer está cometendo um grande erro.
26 – Budapeste – Hungria
Budapeste, capital da Hungria, é dividida pelo rio Danúbio. Sua ponte Széchenyi Lánchíd, do século XIX, conecta o distrito de Buda ao lado plano de Peste. Um plano inclinado, chamado de Budavári Sikló, sobe a Colina do Castelo até a Cidade Antiga de Buda, onde o Budapesti Történeti Múzeum conta a vida da cidade desde a época romana. A praça Szentháromság tér abriga a igreja Mátyás-templom, do século XIII, e as torres do Bastião dos Pescadores, que oferecem vistas panorâmicas.
27 – Istambul – Turquia
Istambul é uma cidade da Turquia que se divide entre a Europa e a Ásia, às margens do estreito do Bósforo. A Cidade Velha reflete as influências culturais de impérios que já governaram a região. No distrito de Sultanahmet fica o hipódromo da era romana ao ar livre, que foi durante séculos o local de corridas de bigas. Há também obeliscos egípcios. A bizantina Basílica de Santa Sofia tem uma cúpula arrojada do século VI e mosaicos cristãos raros.
28 – Bali – Indonésia
Bali, ilha da Indonésia, é conhecida por suas montanhas vulcânicas repletas de florestas, arrozais, praias e recifes de coral. A ilha abriga locais religiosos, como o templo Uluwatu, localizado na beira de um penhasco. Ao sul, a cidade litorânea de Kuta tem bares animados, enquanto Seminyak, Sanur e Nusa Dua são cidades turísticas bastante procuradas. A ilha também é conhecida por seus retiros de ioga e meditação.
29 – Amazonia – Brasil
A floresta tropical amazônica, que cobre boa parte do noroeste do Brasil e se estende até a Colômbia, o Peru e outros países da América do Sul, é a maior floresta tropical do mundo, famosa por sua biodiversidade. Ela é atravessada por milhares de rios, entre eles o grandioso rio Amazonas. Entre as cidades ribeirinhas, com arquitetura do século XIX que data do início da exploração de borracha, destacam-se Manaus e Belém, no Brasil, e Iquitos e Puerto Maldonado, no Peru. Nada melhor para conhecer antes de morrer que a mata brasileira, né?!
30 – Salar de Uyuni – Bolívia
Um deserto de sal ou salar é um lago temporário onde os sedimentos, sobretudo sais, convergem. Os sais precipitam-se sob o efeito de forte evaporação, que após longo tempo é mais importante que a taxa de reposição ou a chegada de água à bacia do lago. O Salar de Uyuni (ou Salar de Tunupa) é o maior e mais alto deserto de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados e a 3.656 metros acima do nível médio do mar. O local fica entre Potosí e Oruro, no sudoeste da Bolívia, perto da borda da Cordilheira dos Andes.
31 – Vaticano – Europa
A Cidade do Vaticano, cidade-estado cercada por Roma e Itália, é a sede da Igreja Católica Romana. Ela é a residência do Papa e está repleta de relíquias e arquiteturas antigas. Os Museus Vaticanos abrigam antigas esculturas romanas, como o conhecido “Grupo de Laocoonte”, além de afrescos renascentistas nas Estâncias de Rafael e na Capela Sistina, famosa pelo teto de Michelangelo.
32 – Parque Nacional do Serengeti – Tanzânia
O Parque Nacional de Serengeti é um parque nacional de grandes dimensões na ecorregião de Serengeti, no norte da Tanzânia e sudoeste do Quênia, na África Oriental. O local é famoso pelas migrações anuais de gnus, zebras e gazelas que acontecem de maio a junho. Além isso, é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1981. Divino, né? Todos deveriam incluir este destino na lista para conhecer antes de morrer!
32 – Negril – Jamaica
A cidade de Negril fica no oeste da Jamaica. Conhecida pelos quilômetros de praias em baías rasas com águas de cor azul-turquesa, a Seven Mile Beach, especialmente a parte com vista para Long Bay, é mundialmente famosa por seus bares, restaurantes e resorts internacionais e com tudo incluso. A Long Bay desemboca em uma lagoa protegida por recifes de corais e é um destino para a prática de snorkel e mergulho.
33 – Berlim – Alemanha
Berlim, capital da Alemanha, existe desde o século XIII. Algumas recordações da história turbulenta da cidade no século XX são: o Memorial do Holocausto e as ruínas do Muro de Berlim, repletas de grafites. Usado como divisão de fronteiras durante a Guerra Fria, o Portão de Brandemburgo, construído no século XVIII, tornou-se um símbolo da reunificação. A cidade também é conhecida por seu cenário artístico e seus monumentos modernos, como a Filarmônica de Berlim, dourada e de telhado triangular, construída em 1963.
34 – Catedral de São Basílio – Rússia
A Catedral de São Basílio é uma catedral ortodoxa russa erguida na Praça Vermelha em Moscou, Rússia, entre 1555 e 1561. Construída sob a ordem de Ivã IV da Rússia, para comemorar a captura de Kazan e Astracã, marca o centro geométrico da cidade e o centro do seu crescimento, desde o século XIV.
35 – Lagos Plitvice – Croácia
O Parque Nacional dos Lagos de Plitviče é uma reserva florestal no centro da Croácia. O local é conhecido por uma cadeia de 16 lagos escalonados unidos por cascatas que terminam num desfiladeiro de rocha calcária. Os passeios e as trilhas de caminhada circundam e atravessam a água, e um barco elétrico faz a ligação entre os 12 lagos superiores e os 4 inferiores.
36 – Las Vegas – EUA
Las Vegas, localizada no deserto de Mojave, em Nevada, é uma cidade turística famosa pela vida noturna vibrante, com cassinos abertos 24 horas e outras opções de entretenimento. Sua rua principal é a The Strip, com vários hotéis temáticos, atrações sofisticadas, como as fontes sincronizadas com música e réplicas de uma pirâmide egípcia, do Grande Canal de Veneza e da Torre Eiffel.
37 – Cancún – México
Cancún, cidade mexicana da Península de Iucatã, na costa do Mar do Caribe, é conhecida por suas praias, resorts e vida noturna. O local possui duas áreas distintas: a tradicional do centro da cidade, El Centro, e a Zona Hotelera, uma longa faixa à beira-mar com grandes hotéis, casas noturnas, lojas e restaurantes. Cancún também é um famoso destino para estudantes durante o período de férias de primavera das universidades.
38 – Petra – Jordânia
Petra é um sítio arqueológico no deserto do sudoeste da Jordânia. Datada, sensivelmente, de 300 a.C., era a capital do Reino Nabateu. Com acesso através de um pequeno desfiladeiro chamado Al Siq, contém túmulos e templos esculpidos em penhascos de arenito rosa, os quais originaram a alcunha de “cidade rosa”. A estrutura mais conhecida é o Al Khazneh, com 45 metros de altura, um templo com uma fachada ornamentada de estilo grego, também conhecido como o Tesouro.
39 – Maldivas – Oceano Índico
A República das Maldivas é um arquipélago no Oceano Índico, no sudoeste da Índia e do Sri Lanka. Pelo mapa, o local pertence, geograficamente, ao continente asiático. São cerca de 1.196 ilhas, e apenas 203 são habitadas. O país é conhecido pelas praias, pelas lagoas azuis e pelos extensos recifes. A capital, Malé, tem um movimentado mercado de peixes, restaurantes e lojas na rua principal, Majeedhee Magu, além da Hukuru Miskiy (também conhecida como Mesquita da Sexta-Feira), do século XVII, feita de coral branco esculpido.
40 – Campos de Arroz de Sapa – Vietnã
Os Campos de Arroz de Sapa, no Vietnã, são repletos de belas paisagens e cultura dos grupos étnicos locais. A região é famosa pelos terraços de arroz, além de imensas trilhas que fornecem aos turistas uma visão privilegiada dos imensos espaços verdes.
41 – Toronto – Canadá
Toronto, capital da província de Ontário, é uma grande cidade canadense localizada ao longo da costa noroeste do Lago Ontário. A metrópole é conhecida por seu dinamismo e seu centro de arranha-céus imponentes, todos ofuscados pela famosa Torre CN. O local também tem muitos espaços verdes, incluindo o oval Queen’s Park e o High Park, com 400 acres de área, além de trilhas, instalações esportivas e um jardim zoológico. Bonito, né? Para conhecer antes de morrer, de fato.
42 – Kuala Lumpur – Malásia
Kuala Lumpur, capital da Malásia, possui uma moderna linha do horizonte, dominada pelas Torres Petronas, dois arranha-céus revestidos de vidro e aço com temas islâmicos, e 451 metros de altura. As torres também oferecem uma passarela pública e uma plataforma de observação. A cidade também expõe monumentos da era colonial britânica, como a Estação Ferroviária de Kuala Lumpur e o Edifício do Sultão Abdul Samad.
43 – Lençóis Maranhenses – Brasil
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil. O local é famoso por sua paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva. A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores lagoas da área. O ecossistema diversificado do parque inclui pântanos de mangais e as cidades vizinhas de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão servem de porta de entrada para o parque.
44 – Ilhas Phi Phi – Tailândia
As ilhas Phi Phi, localizadas na Tilândia, ficam no oceano Índico, entre a Phuket e o continente. Integradas no Parque Nacional de Hat Noppharat Thara-Mu Ko Phi Phi, esbanjam de lindas paisagens e sistemas de proteção ambiental.
45 – Aurora Boreal – Islândia
A alta temporada do turismo na Islândia é durante o verão do hemisfério norte, especialmente nos meses de julho e agosto. O melhor mês para aliar uma viagem pelas atrações de todo o país e observar a aurora boreal é em setembro. Dizem que o fenômeno é divino. Merece estar na lista para conhecer antes de morrer, né?
46 – Socotra – Iêmen
Socotorá, localizado no oceano Índico, é um pequeno arquipélago formado por quatro ilhas. O local fica em frente à costa do Chifre da África, a 250 km a leste do cabo Guardafui, e a uns 380 km a sudeste da costa do Iêmen, que administra Socotorá em nome do Sultanato de Mara e Socotorá.
47 – Angkor Wat – Camboja
Angkor Wat é um templo situado 5,5 km a norte da cidade de Siem Reap, na província homônima do Camboja. É o maior e mais bem preservado templo dos que integram o assentamento de Angkor. Além disso, o local é único que restou com importante significado religioso, inicialmente hindu, e depois budista, desde a sua fundação. Vai incluir na sua lista de lugares para conhecer antes de morrer?
48 – Queenstown – Nova Zelândia
Queenstown, na Nova Zelândia, fica às margens do lago Wakatipu na Ilha Sul, com os Alpes ao fundo. Conhecida pelos esportes de aventura, é também um ponto de partida para explorar os vinhedos e as históricas cidades mineiras da região. É possível fazer bungee jump na Ponte Suspensa de Kawarau e andar de jetboat nos rios Shotover e Dart. No inverno, pratica-se esqui nas encostas da cordilheira The Remarkables e no pico Coronet. Lugar para conhecer antes de morrer, né?!
49 – Cracóvia – Polônia
A Cracóvia, cidade no sul da Polônia, perto da fronteira com a República Tcheca, é conhecida pelo centro medieval e pelo bairro judeu bem preservado. Seu bairro antigo, cercado pelo Parque Planty e por resquícios de muralhas medievais, tem como centro a grande Rynek Glówny (praça do mercado). Nela, está situado o Cloth Hall, um posto de comércio da era renascentista, e a Basílica de Santa Maria, uma igreja gótica do século XIV.
50 – Tikal – Guatemala
Tikal é uma antiga cidadela maia nas florestas tropicais do norte da Guatemala. Possivelmente datada do século I d.C., Tikal floresceu entre os anos 200 e 850 d.C. e foi abandonada mais tarde. As icônicas ruínas de templos e palácios incluem a gigante e cerimonial Pirâmide do Mundo Perdido e o Templo do Grande Jaguar. A 70 metros, o Templo IV é a estrutura pré-colombiana mais alta das Américas e proporciona vistas deslumbrantes.
Gostou da lista? Já visitou ou pretende visitar alguns dos locais? Conta pra gente!
Já segue o Viagem em Detalhes nas redes?
Confira nosso Instagram, Twitter e Facebook!