50 lugares para conhecer antes de morrer

50 lugares para conhecer antes de morrer

Quem não gosta de uma lista repleta de destinos maravilhosos pelo mundo?! Embora sejam muitos, decidimos reunir informações sobre 50 lugares para conhecer antes de morrer e esperamos que você os inclua nas suas próximas aventuras. Sem mais delongas, confere aqui embaixo:

1 – Cidade do Cabo – África do Sul



O primeiro destino que não pode faltar na lista para conhecer antes de morrer é a Cidade do Cabo. Ela fica na costa sudoeste da África do Sul, conhecida por seus portos, em uma península ao pé da Montanha da Mesa. Bondes sobem lentamente até o topo da montanha, que oferece vistas panorâmicas da cidade, do agitado porto e dos barcos a caminho da ilha Robben, famosa prisão na qual Nelson Mandela foi encarcerado e que, agora, é um museu.

2 – Ilhas Virgens Britânicas – Caribe



As Ilhas Virgens Britânicas fazem parte de um arquipélago vulcânico do Caribe. O território britânico é considerado ultramarino, abrangendo 4 ilhas principais e outras menores. Além disso, o local é conhecido por suas praias repletas de recifes e como destino para a prática de iatismo. Na maior ilha, Tortola, fica a capital Road Town e o Parque Nacional Sage Mountain. Na ilha Virgin Gorda estão os Baths e um labirinto de rochas à beira da praia.

3 – Jerusalém – Israel



Jerusalém fica em um planalto nas montanhas da Judeia entre o Mediterrâneo e o mar Morto. Considerada uma das cidades mais antigas do mundo, ela carrega as três principais religiões abraâmicas: judaísmo, cristianismo e islamismo.

4 – Grand Canyon National Park – EUA



O Grand Canyon, localizado no Arizona, é uma formação natural constituída de camadas de rochas vermelhas, que revelam milhões de anos da história geológica em seção transversal. De vastas proporções, o cânion tem, em média, 16 km de largura e 1,6 km de profundidade ao longo de seu comprimento de 445 km. Grande parte da área é um parque nacional, com as paisagens impressionantes e as corredeiras de águas bravas do Rio Colorado. Além de muito famoso, é digno para conhecer antes de morrer!

5 – Sydney – Austrália



Sydney, capital do estado de Nova Gales do Sul e uma das maiores cidades da Austrália, é conhecida pela Ópera de Sydney, que fica na orla e tem um design inspirado em velas de barco. O Porto Darling e o Porto de Circular Quay, de menores dimensões, são centros da vida à beira-mar. Nas proximidades, ficam a Ponte da Baía de Sydney, em forma de arco, e o Jardim Botânico Real. A Skywalk, plataforma externa da Torre de Sydney, oferece uma visão de 360 graus da cidade e dos subúrbios. 

6 – Províncias Marítimas – Canadá



As províncias marítimas, ou Canadá marítimo, são uma região do Leste do Canadá, que consiste em três províncias: Novo Brunswick, Nova Escócia e Ilha do Príncipe Eduardo. As províncias da região tinham uma população somada de 1 813 606 em 2016.

7 – Hong Kong – China



Hong Kong, ex-colônia britânica, é um território autônomo no sudeste da China. Seu centro urbano densamente povoado é também um porto importante e um centro financeiro global de destaque, com um horizonte marcado por arranha-céus. O distrito comercial exibe monumentos arquitetônicos como a Torre do Bank of China, de I. M. Pei. Hong Kong, e é também um destino importante para compras, famoso pela alfaiataria sob medida e pelo Mercado Noturno da Rua do Templo. 

8 – Barcelona – Espanha



Barcelona, capital cosmopolita da região da Catalunha na Espanha, é conhecida pela sua arte e arquitetura. A igreja da Sagrada Família e outros monumentos modernistas projetados por Antoni Gaudí marcam a cidade. O Museu Picasso e a Fundação Joan Miró expõem a arte moderna dos artistas homônimos. O MUHBA, museu sobre a história da cidade, ofecere vários sítios arqueológicos romanos. É para conhecer antes de morrer, né?!

9 – Nova York – EUA



Nova York possui 5 distritos situados no encontro do rio Hudson com o Oceano Atlântico. Manhattan, no centro da cidade, é um distrito com alta densidade demográfica que está entre os principais centros comerciais, financeiros e culturais do mundo. Entre seus pontos emblemáticos, destacam-se arranha-céus, como o Empire State Building, e o enorme Central Park. O teatro da Broadway fica localizado na Times Square.

10 – Paris – França



Paris, capital da França, é uma cidade europeia e um centro mundial de arte, moda, gastronomia e cultura. Sua paisagem urbana do século XIX é cortada por avenidas largas e pelo rio Sena. A cidade é conhecida por monumentos como a Torre Eiffel e a Catedral de Notre-Dame, uma construção gótica do século XII, sendo famosa também pela cultura dos cafés e por lojas de estilistas famosos na Rue du Faubourg Saint-Honoré.

11 – Cairo – Egito



Cairo, a capital do Egito, está localizada às margens do rio Nilo. Em seu centro, ficam a Praça Tahrir e o amplo Museu Egípcio, que exibe uma coleção de antiguidades, como múmias reais e artefatos dourados do Rei Tutancâmon. Aos arredores fica Gizé, local das famosas pirâmides e da Grande Esfinge, que data do século XXVI a.C. Na área arborizada de Zamalek, na ilha de Gezira, a Torre do Cairo, com 187 m de altura, proporciona vistas panorâmicas da cidade.

12 – Marrocos – África do Norte



Marrocos, país do Norte da África banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo, se destaca por influências das culturas berbere, árabe e europeia. A medina de Marrakesh, um bairro medieval labiríntico, oferece entretenimento na praça Djemaa el-Fna e nos souks (mercados), que vendem cerâmica, joias e lanternas de metal. O Casbá dos Udaias, na capital Rabat, é um forte real do século XII com vista para o mar. Por experiência própria, o Marrocos é essencial na lista para conhecer antes de morrer!

13 – Amsterdã – Holanda



Amsterdã, capital da Holanda, é conhecida por seu patrimônio artístico, um elaborado sistema de canais e casas estreitas com telhados de duas águas, legados da era dourada do século XVII na cidade. O bairro de museus abriga o Museu Van Gogh, o Rijksmuseum, com obras de Rembrandt e Vermeer, e o Stedelijk, que privilegia a arte moderna. O ciclismo é uma característica essencial da cidade, com muitas ciclovias.

14 – Ilha Norte – Nova Zelandia



A Ilha Norte da Nova Zelândia é famosa por sua atividade vulcânica, parques nacionais e cidades cosmopolitas. Abrigando cerca de 3/4 da população da Nova Zelândia, ela tem a maior cidade do país, Auckland, que é cercada por baías e ilhas, e é conhecida como “Cidade das Velas”. No extremo sul da ilha, fica a capital portuária de Wellington, onde está localizado o museu nacional, Te Papa

15 – Cusco – Peru



Cusco, cidade situada nos Andes peruanos, foi capital do Império Inca e agora é conhecida por seus vestígios arqueológicos e sua arquitetura colonial espanhola. A Plaza de Armas é a praça central do local, com arcadas, varandas esculpidas de madeira e ruínas de muralhas incas. O Convento de Santo Domingo, em estilo barroco, foi construído em cima do Templo do Sol inca (Coricancha) e tem vestígios arqueológicos da cantaria inca. 

16 – Grande Barreira de Corais – Austrália



A Grande Barreira de Corais, no largo da costa de Queensland, no nordeste da Austrália, é o maior organismo vivo da Terra, visível até mesmo do espaço. O ecossistema de 2.300 km de extensão compreende milhares de recifes e centenas de ilhas feitas de mais de 600 categorias de corais duros e macios. Abriga inúmeras espécies de peixes coloridos, moluscos e estrelas-do-mar, além de tartarugas, golfinhos e tubarões. Lindo demais, né? Ta esperando o quê para conhecer antes de morrer?

17 – Patagônia – Argentina



A Patagônia é uma região que abrange uma vasta área no extremo sul da América do Sul, ocupando partes da Argentina e do Chile. A Cordilheira dos Andes delimita a fronteira entre os dois países. O território argentino apresenta estepes áridas, pastagens e desertos, enquanto a parte chilena tem fiordes glaciais e uma floresta temperada. A famosa rodovia RN-40, na Argentina, passa pelos cumes do monte Fitz Roy e pela geleira Perito Moreno, no Parque Nacional Los Glaciares.

18 – Rio de Janeiro – Brasil



O Rio de Janeiro é uma grande cidade brasileira à beira-mar, famosa pelas praias de Copacabana e Ipanema, pela estátua de 38 metros de altura do Cristo Redentor, no topo do Corcovado, e pelo Pão de Açúcar, um pico de granito com teleféricos até seu cume. A cidade também é conhecida pelas grandes favelas, Carnaval com carros alegóricos, fantasias extravagantes e sambistas, e é considerado um dos maiores eventos do mundo. Merece estar na lista para conhecer antes de morrer!

19 – Veneza – Itália



Veneza, capital da região de Vêneto, no norte da Itália, é formada por mais de 100 pequenas ilhas em uma lagoa no Mar Adriático. A cidade não tem estradas, apenas canais (como a via Grand Canal), repletos de palácios góticos e renascentistas. Na praça central, Piazza San Marco, ficam a Basílica de São Marcos, coberta de mosaicos bizantinos, e o campanário, com vista para os telhados vermelhos da cidade

20 – Maui – Havaí



A ilha de Maui fica no Pacífico Central, que faz parte do arquipélago havaiano. O grande Parque Nacional de Haleakala abrange o pico mais alto da ilha, o Haleakala, bem como as piscinas e cachoeiras de Ohe’o Gulch, que podem ser acessadas pela Hana Highway. Uma das praias do trecho de 30 milhas da ilha é a dourada Kapalua, em formato de lua crescente, protegida das fortes correntes por promontórios de rochas vulcânicas. 

21 – Bora Bora – Polinésia Francesa



Bora Bora é uma pequena ilha do Pacífico Sul, a noroeste do Taiti, na Polinésia Francesa. Rodeada por ilhas arenosos e uma lagoa azul-turquesa, protegida por um recife de coral, ela é conhecida como destino de mergulho. A ilha também abriga resorts de luxo, com alguns bangalôs acima da água, sustentados por palafitas. No centro da ilha, o Monte Otemanu, há um vulcão adormecido de 727 m de altitude. É totalmente um ótimo destino para conhecer antes de morrer!

22 – Kerala – Índia



Kerala, estado na tropical Costa do Malabar, na Índia, tem quase 600 km de litoral no Mar Arábico e é conhecido por suas praias com palmeiras e águas represadas, uma rede de canais. No interior estão os Gates Ocidentais, montanhas cuja inclinação comporta plantações de chá, café e especiarias, bem como fauna selvagem. Parques nacionais como Eravikulam e Periyar, além de Wayanad e outras reservas, abrigam elefantes, macacos langur e tigres.

23 – Capadócia – Turquia



A Capadócia, região semiárida na área central da Turquia, é conhecida pelas inconfundíveis “chaminés de fada”, altas formações rochosas em formato de cone, agrupadas no Vale dos Monges, em Göreme e em outros lugares. Outros locais importantes são: as casas da Idade do Bronze, esculpidas nas paredes do vale por trogloditas (habitantes das cavernas) e usadas posteriormente como refúgio pelos primeiros cristãos, e o Vale de Ihlara, com 100 metros de profundidade, que abriga várias igrejas esculpidas nas rochas.

24 – Atenas – Grécia



Atenas, capital da Grécia, foi o centro da Grécia Antiga, um império de civilizações poderosas, e ainda é dominada por monumentos do século V a.C.. Algumas dessas estruturas, como a Acrópole, cidadela no topo de uma montanha repleta de construções antigas, e o templo Partenon e suas muitas colunas, podem ser visitados. O Museu da Acrópole e o Museu Arqueológico Nacional preservam esculturas, joias, vasos e relíquias da antiguidade. Além de muito famosa, digna da lista para conhecer antes de morrer!

25 – Tóquio – Japão



Tóquio, capital do Japão, reúne modernidade e tradição, desde arranha-céus iluminados por neon a templos históricos. O santuário xintoísta Meiji é conhecido por seu altíssimo portão e pelas florestas circundantes. O Palácio Imperial fica localizado em meio a jardins públicos. Os muitos museus da cidade oferecem exposições que variam de arte clássica (como no Museu Nacional de Tóquio) a um teatro kabuki reconstruído (como o Museu Edo-Tokyo). Quem não incluir Tóquio na lista para conhecer antes de morrer está cometendo um grande erro.

26 – Budapeste – Hungria 



Budapeste, capital da Hungria, é dividida pelo rio Danúbio. Sua ponte Széchenyi Lánchíd, do século XIX, conecta o distrito de Buda ao lado plano de Peste. Um plano inclinado, chamado de Budavári Sikló, sobe a Colina do Castelo até a Cidade Antiga de Buda, onde o Budapesti Történeti Múzeum conta a vida da cidade desde a época romana. A praça Szentháromság tér abriga a igreja Mátyás-templom, do século XIII, e as torres do Bastião dos Pescadores, que oferecem vistas panorâmicas.

27 – Istambul – Turquia



Istambul é uma cidade da Turquia que se divide entre a Europa e a Ásia, às margens do estreito do Bósforo. A Cidade Velha reflete as influências culturais de impérios que já governaram a região. No distrito de Sultanahmet fica o hipódromo da era romana ao ar livre, que foi durante séculos o local de corridas de bigas. Há também obeliscos egípcios. A bizantina Basílica de Santa Sofia tem uma cúpula arrojada do século VI e mosaicos cristãos raros. 

28 – Bali – Indonésia



Bali, ilha da Indonésia, é conhecida por suas montanhas vulcânicas repletas de florestas, arrozais, praias e recifes de coral. A ilha abriga locais religiosos, como o templo Uluwatu, localizado na beira de um penhasco. Ao sul, a cidade litorânea de Kuta tem bares animados, enquanto Seminyak, Sanur e Nusa Dua são cidades turísticas bastante procuradas. A ilha também é conhecida por seus retiros de ioga e meditação.

29 – Amazonia – Brasil



A floresta tropical amazônica, que cobre boa parte do noroeste do Brasil e se estende até a Colômbia, o Peru e outros países da América do Sul, é a maior floresta tropical do mundo, famosa por sua biodiversidade. Ela é atravessada por milhares de rios, entre eles o grandioso rio Amazonas. Entre as cidades ribeirinhas, com arquitetura do século XIX que data do início da exploração de borracha, destacam-se Manaus e Belém, no Brasil, e Iquitos e Puerto Maldonado, no Peru. Nada melhor para conhecer antes de morrer que a mata brasileira, né?!

30 – Salar de Uyuni – Bolívia 



Um deserto de sal ou salar é um lago temporário onde os sedimentos, sobretudo sais, convergem. Os sais precipitam-se sob o efeito de forte evaporação, que após longo tempo é mais importante que a taxa de reposição ou a chegada de água à bacia do lago. O Salar de Uyuni (ou Salar de Tunupa) é o maior e mais alto deserto de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados e a 3.656 metros acima do nível médio do mar. O local fica entre Potosí e Oruro, no sudoeste da Bolívia, perto da borda da Cordilheira dos Andes.

31 – Vaticano – Europa



A Cidade do Vaticano, cidade-estado cercada por Roma e Itália, é a sede da Igreja Católica Romana. Ela é a residência do Papa e está repleta de relíquias e arquiteturas antigas. Os Museus Vaticanos abrigam antigas esculturas romanas, como o conhecido “Grupo de Laocoonte”, além de afrescos renascentistas nas Estâncias de Rafael e na Capela Sistina, famosa pelo teto de Michelangelo.

32 – Parque Nacional do Serengeti – Tanzânia



O Parque Nacional de Serengeti é um parque nacional de grandes dimensões na ecorregião de Serengeti, no norte da Tanzânia e sudoeste do Quênia, na África Oriental. O local é famoso pelas migrações anuais de gnus, zebras e gazelas que acontecem de maio a junho. Além isso, é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1981. Divino, né? Todos deveriam incluir este destino na lista para conhecer antes de morrer!

32 – Negril – Jamaica



A cidade de Negril fica no oeste da Jamaica. Conhecida pelos quilômetros de praias em baías rasas com águas de cor azul-turquesa, a Seven Mile Beach, especialmente a parte com vista para Long Bay, é mundialmente famosa por seus bares, restaurantes e resorts internacionais e com tudo incluso. A Long Bay desemboca em uma lagoa protegida por recifes de corais e é um destino para a prática de snorkel e mergulho. 

33 – Berlim – Alemanha



Berlim, capital da Alemanha, existe desde o século XIII. Algumas recordações da história turbulenta da cidade no século XX são: o Memorial do Holocausto e as ruínas do Muro de Berlim, repletas de grafites. Usado como divisão de fronteiras durante a Guerra Fria, o Portão de Brandemburgo, construído no século XVIII, tornou-se um símbolo da reunificação. A cidade também é conhecida por seu cenário artístico e seus monumentos modernos, como a Filarmônica de Berlim, dourada e de telhado triangular, construída em 1963. 

34 – Catedral de São Basílio – Rússia



A Catedral de São Basílio é uma catedral ortodoxa russa erguida na Praça Vermelha em Moscou, Rússia, entre 1555 e 1561. Construída sob a ordem de Ivã IV da Rússia, para comemorar a captura de Kazan e Astracã, marca o centro geométrico da cidade e o centro do seu crescimento, desde o século XIV.

35 – Lagos Plitvice – Croácia



O Parque Nacional dos Lagos de Plitviče é uma reserva florestal no centro da Croácia. O local é conhecido por uma cadeia de 16 lagos escalonados unidos por cascatas que terminam num desfiladeiro de rocha calcária. Os passeios e as trilhas de caminhada circundam e atravessam a água, e um barco elétrico faz a ligação entre os 12 lagos superiores e os 4 inferiores.

36 – Las Vegas – EUA



Las Vegas, localizada no deserto de Mojave, em Nevada, é uma cidade turística famosa pela vida noturna vibrante, com cassinos abertos 24 horas e outras opções de entretenimento. Sua rua principal é a The Strip, com vários hotéis temáticos, atrações sofisticadas, como as fontes sincronizadas com música e réplicas de uma pirâmide egípcia, do Grande Canal de Veneza e da Torre Eiffel.

37 – Cancún – México



Cancún, cidade mexicana da Península de Iucatã, na costa do Mar do Caribe, é conhecida por suas praias, resorts e vida noturna. O local possui duas áreas distintas: a tradicional do centro da cidade, El Centro, e a Zona Hotelera, uma longa faixa à beira-mar com grandes hotéis, casas noturnas, lojas e restaurantes. Cancún também é um famoso destino para estudantes durante o período de férias de primavera das universidades.

38 – Petra – Jordânia



Petra é um sítio arqueológico no deserto do sudoeste da Jordânia. Datada, sensivelmente, de 300 a.C., era a capital do Reino Nabateu. Com acesso através de um pequeno desfiladeiro chamado Al Siq, contém túmulos e templos esculpidos em penhascos de arenito rosa, os quais originaram a alcunha de “cidade rosa”. A estrutura mais conhecida é o Al Khazneh, com 45 metros de altura, um templo com uma fachada ornamentada de estilo grego, também conhecido como o Tesouro.

39 – Maldivas – Oceano Índico



A República das Maldivas é um arquipélago no Oceano Índico, no sudoeste da Índia e do Sri Lanka. Pelo mapa, o local pertence, geograficamente, ao continente asiático. São cerca de 1.196 ilhas, e apenas 203 são habitadas. O país é conhecido pelas praias, pelas lagoas azuis e pelos extensos recifes. A capital, Malé, tem um movimentado mercado de peixes, restaurantes e lojas na rua principal, Majeedhee Magu, além da Hukuru Miskiy (também conhecida como Mesquita da Sexta-Feira), do século XVII, feita de coral branco esculpido. 

40 – Campos de Arroz de Sapa – Vietnã



Os Campos de Arroz de Sapa, no Vietnã, são repletos de belas paisagens e cultura dos grupos étnicos locais. A região é famosa pelos terraços de arroz, além de imensas trilhas que fornecem aos turistas uma visão privilegiada dos imensos espaços verdes.

41 – Toronto – Canadá



Toronto, capital da província de Ontário, é uma grande cidade canadense localizada ao longo da costa noroeste do Lago Ontário. A metrópole é conhecida por seu dinamismo e seu centro de arranha-céus imponentes, todos ofuscados pela famosa Torre CN. O local também tem muitos espaços verdes, incluindo o oval Queen’s Park e o High Park, com 400 acres de área, além de trilhas, instalações esportivas e um jardim zoológico. Bonito, né? Para conhecer antes de morrer, de fato.

42 – Kuala Lumpur – Malásia



Kuala Lumpur, capital da Malásia, possui uma moderna linha do horizonte, dominada pelas Torres Petronas, dois arranha-céus revestidos de vidro e aço com temas islâmicos, e 451 metros de altura. As torres também oferecem uma passarela pública e uma plataforma de observação. A cidade também expõe monumentos da era colonial britânica, como a Estação Ferroviária de Kuala Lumpur e o Edifício do Sultão Abdul Samad.

43 – Lençóis Maranhenses – Brasil



O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil. O local é famoso por sua paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva. A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores lagoas da área. O ecossistema diversificado do parque inclui pântanos de mangais e as cidades vizinhas de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão servem de porta de entrada para o parque.

44 – Ilhas Phi Phi – Tailândia



As ilhas Phi Phi, localizadas na Tilândia, ficam no oceano Índico, entre a Phuket e o continente. Integradas no Parque Nacional de Hat Noppharat Thara-Mu Ko Phi Phi, esbanjam de lindas paisagens e sistemas de proteção ambiental.

45 – Aurora Boreal – Islândia



A alta temporada do turismo na Islândia é durante o verão do hemisfério norte, especialmente nos meses de julho e agosto. O melhor mês para aliar uma viagem pelas atrações de todo o país e observar a aurora boreal é em setembro. Dizem que o fenômeno é divino. Merece estar na lista para conhecer antes de morrer, né?

46 – Socotra – Iêmen



Socotorá, localizado no oceano Índico, é um pequeno arquipélago formado por quatro ilhas. O local fica em frente à costa do Chifre da África, a 250 km a leste do cabo Guardafui, e a uns 380 km a sudeste da costa do Iêmen, que administra Socotorá em nome do Sultanato de Mara e Socotorá.

47 – Angkor Wat – Camboja



Angkor Wat é um templo situado 5,5 km a norte da cidade de Siem Reap, na província homônima do Camboja. É o maior e mais bem preservado templo dos que integram o assentamento de Angkor. Além disso, o local é único que restou com importante significado religioso, inicialmente hindu, e depois budista, desde a sua fundação. Vai incluir na sua lista de lugares para conhecer antes de morrer?

48 – Queenstown – Nova Zelândia



Queenstown, na Nova Zelândia, fica às margens do lago Wakatipu na Ilha Sul, com os Alpes ao fundo. Conhecida pelos esportes de aventura, é também um ponto de partida para explorar os vinhedos e as históricas cidades mineiras da região. É possível fazer bungee jump na Ponte Suspensa de Kawarau e andar de jetboat nos rios Shotover e Dart. No inverno, pratica-se esqui nas encostas da cordilheira The Remarkables e no pico Coronet. Lugar para conhecer antes de morrer, né?!

49 – Cracóvia – Polônia



A Cracóvia, cidade no sul da Polônia, perto da fronteira com a República Tcheca, é conhecida pelo centro medieval e pelo bairro judeu bem preservado. Seu bairro antigo, cercado pelo Parque Planty e por resquícios de muralhas medievais, tem como centro a grande Rynek Glówny (praça do mercado). Nela, está situado o Cloth Hall, um posto de comércio da era renascentista, e a Basílica de Santa Maria, uma igreja gótica do século XIV. 

50 – Tikal – Guatemala



Tikal é uma antiga cidadela maia nas florestas tropicais do norte da Guatemala. Possivelmente datada do século I d.C., Tikal floresceu entre os anos 200 e 850 d.C. e foi abandonada mais tarde. As icônicas ruínas de templos e palácios incluem a gigante e cerimonial Pirâmide do Mundo Perdido e o Templo do Grande Jaguar. A 70 metros, o Templo IV é a estrutura pré-colombiana mais alta das Américas e proporciona vistas deslumbrantes.

Gostou da lista? Já visitou ou pretende visitar alguns dos locais? Conta pra gente!

Já segue o Viagem em Detalhes nas redes?
Confira nosso Instagram, Twitter e Facebook!

Índice

Malu Lutfi

Malu Lutfi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *