Skip to content

High Line Park – O queridinho de NY

Atualizado em: 20 dez, 2016

O High Line Park ocupa uma área infinitamente menor que o Central Park, mas virou ponto de passagem obrigatório para os turistas que visitam NY.

Localizado entre a Gansevort Street (logo abaixo da 12th Street) e a 34th St, ele tem hoje 2,3 kilômetros de extensão. No mapa dá pra ter um ideia melhor da sua localização.

Captura de Tela 2016-05-29 às 15.57.54
Mapa do site Friends of High Line

História do High Line Park

A história do High Line Park é bem interessante. Vou tentar resumir, mas acho válido entender como tudo começou, eu fiquei surpresa. Em 1934, como parte de melhorias do West Side em Manhattan, os trens que antes corriam no nível da rua começaram a correr no High Line. Desde 1800, quando foram construídos, os trilhos passavam juntamente com os pedestres na avenida, tanto era o perigo que nessa época a 10th Ave ganhou o apelido de Avenida da Morte. Com os trilhos elevados a segurança era muito maior.

Até os anos 80, os trens passaram por estes trilhos levando mercadorias para o maior distrito industrial de Manhattan da época. Quando foram fechados, um grupo de proprietários de imóveis, residentes da área e ativistas, levaram a corte um pedido de demolição dos trilhos.

Em 1999, uma organição chamada Friends of High Line foi fundada e começou uma campanha para a preservação do local e criação de um espaço público. Eu não conheci a área nessa época, mas juro que minha míope visão arquitetônica jamais poderia visualizar nem uma pequena parte do que seria criado!

High Line-4

Em junho de 2009, a primeira seção do High Line foi criada, da Gansevoort St. até a 20th Street. Em junho de 2011 foi extendida até a 30th Street e a terceira parte até a 34th Street foi aberta em setembro de 2014.

High Line-11
A vegetação do local é muito diversificada, conta com mais de 350 diferentes espécies. Foto: Viagem em Detalhes
IMG_1062
E não é que esse pau de selfie é útil! Foto: Viagem em Detalhes

Hoje, o parque é palco de diversas atividades culturais, como música ao vivo, dança, arte, programas de bem-estar etc. Mas o mais legal é passear por lá só pra ver a paisagem, observar a arquitetura local, tomar um café e tirar fotos da cidade!

Muitos prédios ao redor tem as janelas totalmente abertas para o parque, imagino que quem more por lá deve ter uma boa dose de exibicionismo, porque alguns apartamentos são completamente abertos dá pra ver tudo por dentro! Essa área toda passa por um crescimento imobiliário, são muitas construções em andamento, tanto que atualmente o parque tem vários tapumes de proteção ao longo do seu percurso. Hoje a área ao redor do High Line Park já é uma boa mistura do moderno com o antigo, e quando estiverem prontos os novos prédios o visual vai ficar ainda mais bonito.

High Line-2
Aqui dá pra ver um pedacinho de um dos apartamentos e as estruturas da obra ao fundo. Foto: Viagem em Detalhes
High Line-3
Foto: Viagem em Detalhes
High Line-6
Bancos para descanso e os tapumes ao fundo. Foto: Viagem em Detalhes

Da parte superior você tem uma vista legal demais do Rio Hudson, imperdível!! Na primeira vez que fui acabei andando mais por baixo perto do buxixo do Hotel Standard e não subi até o final. Nessa última passei por ele inteiro. Recomendo! Tem uma área muito legal pra crianças! Um parquinho que parece um labirinto, chama Pershing Square Beams. O dia que fui estava tão frio e ventava tanto que não consegui tirar muitas fotos!! Sempre me arrependo depois!

High Line-8
Área acima da 30th Street. Foto: Viagem em Detalhes
IMG_1184
Vista do Rio Hudson e eu morrendo de frio! Foto: Viagem em Detalhes

Como explorar

A minha dica é escolher um dos pontos iniciais e passear por ele inteiro. Entre as ruas 15th e 17th estão localizados alguns cafés, uma sorveteria, e outros lugares onde você acha algo para comer. Ao longo do parque tem vários locais de acesso.
Se você estiver hospedado em Midtown ou perto do Central Parque, desça até o acesso da 30th com a 11th Ave e comece por lá o passeio. Ao final fique por ali e dê uma volta pelo Chelsea e Meatpacking District. A área é muito bonita e repleta de restaurantes, cafés e lojas descoladas. Vale dedicar um dia todo para o passeio High Line Park + Meatpacking. Aproveite para fazer uma boquinha no Chelsea Market ou tomar uma cerveja no Biergarten, localizado logo abaixo do Standard Hotel (no nível da Rua).
High Line
Ícone do High Line, o Standard Hotel. Foto: Viagem em Detalhes

A ONG Friends of the High Line, em parceria com o Departamento de parques e recreação de NY hoje é responsável pela operação e manutenção do parque. A organização sem fins lucrativos arrecada 98% do orçamento anual do parque.

Realmente a eficiência de países de primeiro mundo me impressiona demais!! Sem ter muita informação, dá pra perceber a revolução econômica que o parque trouxe para a área e o quanto valorizou e atraiu turistas, hotéis, restaurantes, lojas e etc… para o local. Com certeza um case de sucesso!!

 

PARCEIROS

Renata Sucena

Renata Sucena

Administradora e mãe do Gabriel de 8 anos, trabalhou por 15 anos em marketing em instituições financeiras. Buscando unir duas de suas paixões, viagens e fotografia, criou o blog Viagem em Detalhes. Acredita que viagens criam lembranças preciosas, ampliam horizontes e reforçam laços de afeto.

20 Comments

  1. Gostei muito do seu artigo. Fiquei com vontade de conhecer e explorar melhor esta parte do país. Nunca tinha pensado conhecer. Obrigada pela partilha.

    • Oi Carla, Obrigada!! NY sempre vale uma visitinha, eu recomendo!! Abraços!!

  2. Que interessante. Um excelente exemplo de como aproveitar algo que poderia se tornar um local sem nenhuma utilidade em um belo parque, que serve como local de lazer para toda a comunidade, além de ponto turístico inovador. Muito legal mesmo!

    • Exatamente um exemplo de transformação de um lugar! Eu adorei a história do lugar! E as vistas de lá são lindas!

  3. Excelente passeio. Adoro este tipo de lugares e vai servir certamente para uma visita futura. Obrigado.

    • É um ponto turístico que vale a pena, e os arredores também tem muita coisa legal para ser explorada!!

  4. É, Renata, o O High Line Park virou mesmo ponto de passagem obrigatório para os turistas que visitam NY. E com razão! Quanto tempo demorou a percorrê-lo todo? Abraço.

    • Oi Felipe! É muito gostoso mesmo, acho que eu levei umas 2 horas por lá, mas como estava hospedada pertinho ainda voltei pra tirar fotos!!
      Abraços!!

  5. Nunca estive nos Estados Unidos, mas a minha irmã que esteve em Nova York há uns anos mostrou-me fotos desse local e fiquei fascinado. Obrigado por divulgar aqui com tanto detalhe 😉

    • Eu fiquei também fascinada!! QUe bom que gostou!!

  6. Acho fantástico esse tipo de aproveitamento de local nas cidades para fazer parques e áreas de lazer, muito boa a dica! Acredito que deve ser imperdível para quem vai à NY 🙂

  7. Achei o High Line muito bacana. Saber que o que era pra ser uma área perdida, abandonada soube ser tão bem revitalizada e aproveitada me fez encantar mais ainda pelo parque. Se integrou perfeitamente com a cidade e agregou valor ao entorno.
    Quem sabe um dia, aqui em São Paulo não veremos o “minhocão” assim transformado?

    • Muito legal né Simone!! Seria tão bom se vissemos mesmo nosso Minhocão transformado!! Quem sabe eles se inspiram!! 🙂

  8. Que ideia excelente! Um lugar muito interessante para fazer uma caminhada e explorar outra face de Nova Iorque. Quantos lugares assim haverá no mundo? Obrigado pelas dicas.

  9. Um dos locais que gosto de visitar nas cidades são estes parques, porque dão um aspecto mais ambiental e são perfeitos para relaxar depois de algumas horas de caminhada. Obrigado pela descrição e pelas fotos maravilhosas!

  10. Aí Renata, com suas fotos do Instagram e artigos aqui eu já viajo para NY sem sair de casa. Demais!!! Não vejo a hora de poder usar todas suas dicas e ir para essa cidade incrível! Beijos

    • Oi Giulia!! Obrigada querida!! Eu sou suspeita adoro NY!! Sempre algo diferente pra ver, restaurantes legais!! Beijos!!

  11. Olá Renata. Demais o artigo e as fotos. Ainda temos Nova Iorque nos nossos planos e quando lá formos já temos mais um sítio para visitar. A verdade é que não conhecia este parque e parece super bonito e com uma vistas fabulosas. Obrigado pela partilha.

  12. Dicas anotadas… estava pensando como ia incluir o HighLine e o Meatpacking no meu roteiro de outubro e você acabou de me contar! Beijo!

    • Eba! Que bom que você gostou!! É uma delícia essa área do Meatpacking! Preciso escrever mais sobre essa área. Beijos!!


Comments are closed for this article!

illust_bag2

Assine a nossa newsletter

e receba tudo em exclusividade :)

Assine a nossa newsletter

e receba tudo em exclusividade :)

CONTATO

Caso seja de sua preferência nos envie um email para [email protected] e teremos o maior prazer em te responder.