No último domingo foi realizado, na cidade de Cunha, o primeiro L’Étape Brasil, com quase 2 mil ciclistas. Uma cidade com inúmeras belezas naturais, charmosa e hospitaleira somada a uma organização impecável só poderia ter resultado nisso, um sucesso de prova!
A organização surpreendeu com a estrutura montada para receber o evento, na atenção aos detalhes, preocupação com a segurança, qualidade dos kits, na alimentação e hidratação impecáveis durante a prova. O congresso técnico foi de alto nível, esclarecedor e importante para os ciclistas e para os que estavam lá acompanhando. A sinalização nas estradas com placas em todos os pontos perigosos, cones e fenos nas curvas para alertar e amortecer caso alguma queda ocorresse, policiais e pessoas da organização em todo percurso nas portas das casas e sítios evitando a saída de veículos e também de animais. Fora a vibração do povo e de todos que estavam trabalhando, foi surpreendente. Digno de uma prova do Tour de France!!
O dia começou assim, com esse céu lindo!! A previsão errou feio pois o tempo esperado era frio e nublado e o sol foi bem forte e bem quente, acho que uns 28 graus. As 7 da manhã, os ciclistas partiram divididos em 9 pelotões e percorreram os 112km, com altimetria acumulada de 2870 metros. A primeira parte, sentido Cunha – Paraty, era formada por muitas subidas e na volta descidas íngremes, depois os ciclistas passavam por dentro da cidade onde enfrentavam mais uma dura subida e partiam sentido Cunha-Campos Novos. A chegada foi em frente à igreja matriz, mas não sem antes ter passado por uma subida das boas, os atletas então eram recebidos por um público muito animado que comemorava cada chegada, recebiam as medalhas da organização da prova e iam comemorar com as famílias.
O primeiro colocado foi Eder Carmargo de Amorim, de 33 anos e morador de Lorena, terminou a prova em 3h31m. Representando as mulheres, a primeira colocada foi a ciclista Tamara Vilela. “Foi bem duro o percuso, mas treinei bastente aqui. E todos que estão participando estão de parabéns. Não teve parte mais difícil ou fácil, o trajeto todo foi bem duro, mas graças a Deus ocorreu tudo certo”, comentou Eder logo após cruzar a linha de chegada.
A estreia da prova também marcou a presença de um time estrelado, formado pelo velejador olimpico, Bruno Prada, o técnico da seleção de volei masculino, Bernardinho e sua esposa Fernanda Venturini, o ator Felipe Titto e o apresentador Rodrigo Hilbert. Aliás, Hilbert fez uma grande prova, chegando entre os 30 primeiros colocados.
Para o organizador da prova e CEO do Grupo Manga, Marcio Flores, a estreia do L’Étape Brasil foi um marco na história do ciclismo brasileiro.“O segredo é nunca pensar que a missão foi 100% cumprida. O que faz do evento um sucesso é nunca parar de perseguir sempre o melhor. Tudo começou quando entrei no avião junto com meu sócio falando ‘vamos negociar com os franceses sobre algo que é um sonho para o Brasil e pra mim’. No final, a prova é dos ciclistas também, que construiram junto comigo isso tudo”, diz Marcio.
Aguardem a cobertura por aqui, o Viagem em Detalhes já está preparado!
*post atualizado em 11/06/16