Skip to content

Visitando os Backstages da Disney – Parte II

Atualizado em: 05 mar, 2017

Continuando… Quem perdeu o primeiro post, clica aqui.

Quando escolhi o tour que gostaria de fazer, acabei arriscando e fechando um pouco no escuro, pois as informações disponíveis no site da Disney são bem básicas. Precisei ligar para fazer a reserva, pois não tem como fazer online, o que poderia ser bom para já tirar as dúvidas. Mas a atendente não conhecia bem sobre os tours e não sabia responder minhas perguntas, pior que não saber responder, ainda respondeu errado. Mas eu embarcaria na semana seguinte, decidi de última hora e era a única opção que eu tinha, peguei a última vaga pra garantir e fui.

No final deu tudo certo. Para ler a descrição e ver o telefone de reservas no site procure em Eventos especiais e passeios e selecione Bastidores nos interesses.

Backstages-9
Meu crachá do Tour. Foto: Viagem em Detalhes

As duas opções de tour mais longos e focados nos backstages são o que eu fiz: Backstage Magic e o Disney’s Keys to the Kingdom, esse último (que ainda quero fazer) tem 5 horas de duração e é focado somente no Magic Kingdom, o preço dele é U$79 mais tax, mas não está incluído o ingresso do parque, que você irá precisar. O meu custou US$255 mais tax, a diferença é assim grande porque nesse não precisa de ingresso do parque, são 7 horas e o tour é feito de ônibus, o outro é um tour andando. Vale lembrar que os tours são em inglês e para maiores de 16 anos. Fiquei sabendo que a Disney tem planos de abrir um tour no Hollywood Studios, depois que as mudanças forem concluídas, imagina se já não quero.

No último post parei na hora do almoço, depois daquele pratinho leve com costelinha de porco, frango, carne, linguiça, milho, feijão e purê de batata, veio ainda essa sobremesa, uma torta de caramelo e maça divina!! E olha que pra mim sobremesa é sinônimo de CHOCOLATE… Mas essa torta, dá até água na boca de lembrar! O restaurante fica no Hotel Wilderness Logde e chama Whispering Canyon Café, os garçons cantam, gritam, dançam pelo restaurante, é uma boa opção com crianças também, comida bem típica americana.

Backstages-5
Placa de entrada do restaurante, vejam que eles já te preparam para a bagunça! Foto: Viagem em Detalhes
Backstages-16
Torta do Whispering Canyon Café. Foto: Viagem em Detalhes

Depois desse almoço voltamos para o ônibus e a próxima parada foi o Ateliê de Fantasias. Lá são confeccionadas todas as fantasias para as equipes dos parques e dos navios da Disney. As fantasias de pelúcia dos personagens, são feitas em outra oficina, Creative Costumes, onde os modelos e medidas são rigidamente seguidos para todos os parques da Disney no mundo, fazendo com que o Mickey seja exatamente igual não importa em qual parque, seja em Orlando, na Disneyland da Califórnia ou na Disneyland de Tóquio.

O ateliê é bem grande, entramos pela área dos estilistas, muitos projetos no mural, principalmente do novo show do Animal Kingdom o Rivers of Light. Depois passamos para uma sala grande com várias costureiras e 2 mesas de corte de tecido enormes! Foi uma delícia de conhecer, mas as curiosidades que aprendi são a melhor parte.

A Disney tem 2 milhões de fantasias e 2.400 são lavadas por dia. As fantasias são propriedade da empresa e ‘emprestadas’ aos Cast Members, como são chamados seus funcionários. Cada Cast Member tem direito a 5 uniformes, caso seja um empregado em tempo integral e a 3 uniformes caso trabalhe como part time. A Disney é responsável pela lavanderia de todos os uniformes para seus funcionários. Quando o funcionário sai da empresa precisa devolver a fantasia e após 2 anos sem uso elas são queimadas, sendo somente algumas guardadas para efeito histórico.

Backstages-6
Riqueza de detalhes das fantasias da Festival of Fantasy Parade. Essa era a filha da Nancy, nossa guia, que trabalha como dançarina. Foto: Viagem em Detalhes

Para ser um cast member que represente algum personagem, você é contratado exatamente pela sua altura e tipo físico, você tem que encaixar perfeitamente na fantasia para fazer o papel de Mickey, Tico e Teco, Pluto ou das Princesas, por exemplo. Mas caso você seja contratado para ser dançarino, músico ou cantor, terá sua fantasia confeccionada para você sob medida, todas feitas nesse ateliê que fica dentro da área do Holywood Studios.

Backstages-3
Amo o Teco!! Foto: Viagem em Detalhes

Saindo de lá fomos rumo a oficina de engenharia dos Imagineers, como são chamados os engenheiros da Disney. A todo momento somos relembrados que não se pode fotografar, mas a vontade é muito grande.

Começamos vendo alguns cavalos do Carrossel do Magic Kingdom, que é de 1917. Todos os 90 cavalos são renovados a cada 2 anos. Algumas partes das atrações são construídas também nessa oficina, eu vi um carrinho da Space Mountain sendo pintado, o barco do Peter Pan Flight, do The Many Adventures of Winnie the Pooh, Rock and Roller Coaster, um elefante do Jungle Tour e muitos outros. Além de uma pilha de parachoques do show Lights, Motors, Action do Holywood Studios, sim os carros às vezes batem e acho que não é tão raro assim. Todas as placas de sinalização dos parques também são feitas por lá assim como os crachás dos Cast Members.

Backstages-9
Show Lights, Motors, Action do Holywood Studios. Foto Viagem em Detalhes

E chegando ao final do nosso tour, a estrela do dia, Magic Kingdom! Chegamos pela área dos funcionários e fomos direto para os corredores subterrâneos, os Utilidors, ou melhor na verdade os corredores são o primeiro andar e então o parque foi construído no segundo andar, pois era uma área pantanosa e não seria possível uma construção subterrânea.

Magic Kingdom utilidor map
Obrigada ao blog, Theme Park Tourist, pelo map

Consegui uma imagem no site Theme Park Tourist, que provavelmente não é atualizada, mas ilustra de alguma forma os tão famosos corredores. Diz a lenda que a ideia dos Utilidors surgiu quando na Disneyland, Walt cruzou com um cast member do Frontierland vestido de Caubói, passando por Tomorrowland e chegou à conclusão que isso atrapalharia a fantasia do lugar, por isso fez esse projeto já para o Walt Disney World.

O Magic Kingdom é o único parque tem os corredores. Os outros parques como são menores e não tem áreas temáticas tão distintas, esse não é um problema. Nesses icônicos corredores existem quadros com os horários das atrações, fotos antigas nas paredes, armários dos cast members, sala de refeições, um sistema sofisticado de coleta de lixo do parque e é também um local onde os cast members podem relaxar saindo um pouco da confusão do parque.

Voltamos para as guest areas, como são chamadas as áreas abertas aos visitantes, agora para assistir a parada Festival of Fantasy e ouvir mais algumas ótimas histórias da Nancy, nossa guia, com 25 anos de Disney. Agora estando no Guest Area as fotografias estão liberadas. Eu já tinha lido sobre o castelo da Cinderela, que foi construído em perspectiva com muitos recortes fazendo com que ele pareça mais alto do que é na verdade, mas que essa perspectiva forçada também faz com que ele pareça que está mais longe quando você chega ao parque. Quando você vai embora tem a sensação de parecer mais perto da saída, pois está de frente para a estação de trem que não é construída em perspectiva. Outra que descobri é que no segundo andar das lojas e restaurantes da Main Street são escritórios dos executivos da Disney, e também em alguns locais caixas de som são escondidas e as janelas abrem na hora dos shows e depois fecham.

Backstages

Backstages-4

Ufa, acho que cheguei ao final desse dia super intenso de Disney!! Muita informação, eu não teria lembrado tudo se não tivesse levado meu caderninho e anotado tudo para poder contar tudo nos mínimos detalhes aqui!

Espero que tenham curtido tanto como eu conhecer as histórias e curiosidades dos bastidores!!

PARCEIROS

Renata Sucena

Renata Sucena

Administradora e mãe do Gabriel de 8 anos, trabalhou por 15 anos em marketing em instituições financeiras. Buscando unir duas de suas paixões, viagens e fotografia, criou o blog Viagem em Detalhes. Acredita que viagens criam lembranças preciosas, ampliam horizontes e reforçam laços de afeto.

No comment yet, add your voice below!


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

illust_bag2

Assine a nossa newsletter

e receba tudo em exclusividade :)

Assine a nossa newsletter

e receba tudo em exclusividade :)

CONTATO

Caso seja de sua preferência nos envie um email para [email protected] e teremos o maior prazer em te responder.