Hospedagem: como atender e receber turistas?

Hospedagem: como atender e receber turistas?

A retomada gradual das atividades do setor turístico nacional apontam um cenário positivo em volume de receita. A pesquisa mensal de serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou um crescimento acumulado de 49,1% de agosto de 2021 ao período homólogo. Por isso, é importante saber como atender e receber turistas durante esta retomada do turismo.

Na avaliação de Juliana Parmiggiani, docente dos cursos de Turismo e Hospitalidade do Senac EAD, a palavra-chave para o atual momento, entre os estabelecimentos de pequeno e médio porte, é o associativismo. Como a maioria das pessoas está vivenciando as mesmas dificuldades, o trabalho conjunto pode impulsionar o movimento de turistas na cidade ou na região.

Preparativos essenciais para receber turistas

Em primeiro lugar, é preciso reforçar que as empresas de hospedagem devem ter consciência que as ações de biossegurança são fundamentais para atender a clientes e funcionários ou prestadores de serviço.

A disponibilização do álcool gel para higienização continuará a ser exigida, além dos equipamentos de proteção individual (EPIs) como luvas e máscaras para os trabalhadores que atuam na limpeza. “Dessa forma, os colaboradores estarão seguros e os clientes sentirão confiança nas ações preventivas do estabelecimento”, argumenta Juliana.

Outro cuidado que deve ser priorizado pelos empresários são as informações atualizadas sobre a Covid-19. O mapeamento de risco da região pode sofrer alterações, por isso, é necessário averiguar os dados com frequência.

Oportunidades de novos negócios

Uma pesquisa recente, divulgada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), destacou os fatores que definem a escolha dos turistas por um determinado destino. Os locais mais procurados foram resorts, praias e ambiente rurais para clientes que desejam viajar com a família.

Portanto, os empresários precisam agir para conquistar novos clientes. “Além de voltar suas ações de promoção para o entorno, os negócios devem agregar valor ao empreendimento, seguindo os setores mais procurados no momento que, segundo a Organização Mundial do Turismo, são: ecoturismo, bem-estar e atividades de lazer ligadas à natureza” diz Juliana.

Do mesmo modo, é fundamental realizar um planejamento detalhado para compras de abastecimento interno. Nesse sentido, a especialista destaca que os últimos feriados prolongados foram um termômetro para avaliar a utilização dos estoques.

Por último, a docente do Senac EAD compartilha algumas dicas para os negócios de hospitalidade se prepararem para receberem os turistas. Confira:

1 – Procure selos, como o Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, ou outros que demonstrem para o cliente que você está realmente preocupado e comprometido com sua segurança. E o mais importante, coloque-os em prática;

2 – Pesquise associações na sua região ou tome a iniciativa de se juntar a outros empresários do ramo para criar uma. Além de várias cabeças pensarem melhor que uma, várias empresas têm mais poder de compra e promoção que uma. Pense nisso!

3 – Mantenha-se bem-informado quanto às tendências e ao que vem pela frente, pois iniciativas inovadoras mudam cada vez mais rápido e em um ambiente pós- pandêmico, estamos em território desconhecido. Desse modo, esteja sempre antenado no que está por vir. E lembre-se de buscar informações em veículos de comunicação seguros, como sites especializados, por exemplo.

4 – Mantenha a sua equipe preparada, pois as pessoas passaram muito tempo em suas casas, seja em lockdown, seja trabalhando em home office. Nesse sentido, a hospitalidade tem um papel importante na atualidade, não só ligada ao lazer, mas ao bem-estar das pessoas, por isso nunca foi tão importante atender bem e ser hospitaleiro!

5 – Pode parecer uma dica clichê, mas trabalhe a empatia para receber turistas. Todos passaram por momentos difíceis, sejam outros empresários, os funcionários, os clientes e você. Este é um momento novo para todos e ser especialmente paciente, cordial e ético nunca foi tão importante, principalmente para quem trabalha com hospitalidade.

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Malu Lutfi

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