Skip to content

Hípica oferece aulas de equitação para crianças

Atualizado em: 29 abr, 2021

O Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA), localizado na zona sul de São Paulo, que conta com 284.000 m² de bosques de Mata Atlântica preservada, jardins e muitas áreas abertas, oferece aulas de equitação e tênis com total segurança para crianças. Os esportes serão praticados ao ar livre, garantindo segurança e distanciamento social durante a pandemia.

A primeira modalidade de tem uma série de benefícios, como redução do estresse, fortalecimento da musculatura, melhora de postura, aprendizado de respeito aos animais, desenvolvimento de autoconfiança e contato com a natureza. A Escola do CHSA, que funciona de terça-feira a domingo e atende crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos, conta com dois picadeiros de Salto e trabalho do dia a dia, um picadeiro de Adestramento, três redondéis ideais para iniciação e uma área isolada para aulas do Pônei Clube. Os cursos disponíveis dão acesso a rankings da escola e interclubes: iniciação no esporte, Salto, Adestramento e Volteio. Também existe um programa especial de Equoterapia, método terapêutico voltado a pessoas com deficiências ou necessidades especiais, com cerca de 70 bolsas para a população de baixa renda e mais de 200 praticantes. Além disso, o local disponibiliza cerca de 40 cavalos, incluindo 8 pôneis.

A Escola de Tênis, também aberta a não sócios, funciona de terça a sexta-feira, tanto na parte da manhã quanto à tarde, para alunos a partir de 10 anos. São 6 quadras de saibro e 7 experientes instrutores. Com frequência, o Clube é palco de disputas locais, regionais, nacionais e até internacionais, como torneios da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

Antes ou após as aulas de equitação, dá para aproveitar a infraestrutura do local, bem como o clima relaxante e idílico. Há uma grande quantidade de aves e pequenos animais silvestres, como maritacas, araras e saguis, e cada canto pode ser explorado caminhando por uma trilha cross country de 2.360 metros de extensão. Nada melhor para se desconectar da agitação urbana.

Sobre o CHSA

Fundado em 1935, o Clube Hípico de Santo Amaro é referência para clubes hípicos brasileiros e sul-americanos, além de ser frequentemente sede de importantes concursos, com destaque para o de seu Aniversário, disputado tradicionalmente na Semana da Pátria, outros nacionais e internacionais nas modalidades Salto e Adestramento. Também promove anualmente, ao longo de 10 etapas, a Copa Santo Amaro de Salto, que em 2021 chegou à sua 23ª edição fazendo jus ao maior ranking interclubes do país.

São diversas as gerações de atletas premiados que se formaram, treinam ou treinaram na casa. Na modalidade Salto, destaque para os olímpicos José Roberto Reynoso Fernandez Filho, Camila Mazza de Benedicto e Carlos Ribas – os dois últimos em atividade no exterior -, e para o medalhista panamericano César Almeida. Já no CCE o maior nome é Marcio Appel, qualificado para Tóquio 2021. Outros são o Coronel Renyldo Ferreira, ex-presidente do CHSA, cavaleiro de cinco Jogos Olímpicos e um dos ícones máximos do hipismo mundial, e Rodolpho Riskalla, atual vice-campeão mundial paraequestre e forte candidato a medalhas em Tóquio.

Desde que o empresário Alexandre Leonor, do ramo imobiliário, assumiu a presidência da entidade, em janeiro de 2020, mesmo com a pandemia foram realizadas inúmeras melhorias – como reformas de picadeiros e cocheiras e até a construção de um SPA para os cavalos – e promovidos alguns campeonatos e eventos importantes. Entre eles a primeira edição do Internacional D’Dezembro e a retomada da modalidade Concurso Completo de Equitação.

Já segue o Viagem em Detalhes nas redes?
Confira nosso InstagramTwitter e Facebook!

PARCEIROS

Malu Lutfi

Malu Lutfi

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

illust_bag2

Assine a nossa newsletter

e receba tudo em exclusividade :)

Assine a nossa newsletter

e receba tudo em exclusividade :)

CONTATO

Caso seja de sua preferência nos envie um email para [email protected] e teremos o maior prazer em te responder.