Skip to content

Dubrovnik – A cidade onde todos se conhecem

Atualizado em: 02 Maio, 2017

Nos apaixonamos por Dubrovnik, além de linda é limpíssima! Tivemos a oportunidade de fazer um tour privativo com a Nataša (Dubrovnik em Português). Isso nos ajudou a ter uma visão completa e totalmente distinta, pelos olhos de uma croata, nascida em Dubrovnik.

Apesar de Dubrovnik contar com 43 mil habitantes, dentro da cidade murada são apenas mil pessoas, mas é ali onde tudo acontece. Dentro da cidade antiga, não entram carros, existem 2 portas principais de entrada: Pile e Ploče. Começamos nossa caminhada por Pile, onde encontramos a Nataša. Nós nos conhecíamos apenas pelo Facebook, mas ela é daquelas pessoas que tem uma simpatia nata e fala português perfeitamente!! Ela á a primeira croata a falar português por lá.

Dubrovnik
Em frente a Porta de Pile

Passeio pela cidade murada em Dubrovnik

Dubrovnik
Eu e Nataša
Dubrovnik
Stradun – Rua Principal

Escolhemos o tour de 2 horas e meia: “Dubrovnik de cima a baixo”, e ela nos sugeriu fazer ao final da tarde. No alto verão com calor de 35o em média, não é fácil caminhar e subir as escadarias. Começamos pela Stradun, a principal rua da cidade antiga, feita de mármore branco, essa é a única rua mais larga que as outras da cidade. Antigamente, lá pelo século XI era a passagem de um canal. Diz a lenda que se você pisar nas bordas do que era o canal não vai casar! 🙂

Essas lendas e histórias típicas do lugar, acho interessante demais conhecer. Quando você faz o passeio sozinho você não costuma ler todos os detalhes da cultura local. Por isso esse walking tour com um local eu acho que completa a viagem.

Passamos pela fonte Grande de Onofrio e claro que precisávamos tomar a água. Dizem que quem bebe volta à Dubrovnik, é uma água bem gelada, muito boa e vc pode abastecer a garrafinha. Economia de EUR$5, tá valendo!

Dubrovnik
Fonte Grande de Onofrio

Dubrovnik5Entramos pelas ruazinhas da cidade sem medo de nos perdermos e Nataša foi contanto tudo sobre a cidade, como os croatas adoram um café e sempre vão até a rua principal para conversar e fofocar, ver e ser visto! É muito engraçado como todos se conhecem. Passamos pela farmácia mais antiga do mundo, ainda em funcionamento, Stara Ljekarna, fundada em 1317.

 

 

 

Dubrovnik10

Como a cidade murada era uma fortaleza construída para proteção da cidade, não tem saída para o mar. Com exceção de 2 “buracos”, que hoje são entradas para 2 bares, muito gostosos e com uma vista maravilhosa.

Nunca iríamos imaginar pela porta de entrada que aquilo seria um bar, é literalmente um buraco na pedra, sem placa sem nada para identificar. Mas é imperdível, infelizmente não tivemos tempo de voltar lá para tomar uma cervejinha, mas fiquei impressionada com a beleza.

Dubrovnik

Dubrovnik

Dubrovnik

Por volta de 18h30 entramos nas muralhas, essa é a principal atração da cidade, mas prepare as pernas pois são quase 2km de extensão e muitos degraus. A entrada é feita por um único local onde você já compra os ingressos e deve andar no sentido anti-horário somente, sendo assim não tem como errar o caminho. As muralhas ficam abertas das 9hs às 19hs e custa $30 Kunas por pessoa.

Dubrovnik

Dubrovnik

Apesar de ter enfrentado guerras muito recentes, a única lembrança da guerra que se vê na cidade são fotos da casa de um pintor, onde ele mostra como ficou destruída (e eu não consegui encontrar essa foto).

É triste de ver, incrível pensar que isso foi há tão pouco tempo! A guerra terminou em 1995, Nataša já era nascida e sua família viveu a guerra de muito perto, isso é algo ainda muito forte e presente para os croatas.

 

Mesmo com esse capítulo triste da história, Dubrovnik foi completamente reconstruída e nota-se pela cor de seus telhados que isso é muito recente. Em alguns locais ainda tem como ver algum resquício de telhas bem antigas, escuras e desgastadas juntamente com as novas.

Dubrovnik
Cidade maravilhosa!! Foto: Viagem em Detalhes

O mais legal de ir ao final da tarde que você tem a chance se assistir de camarote ao pôr do sol!!

Dubrovnik

Dubrovnik
Foto: Viagem em Detalhes

Dubrovnik

Outro passeio que é imperdível, é o teleférico. No dia que planejamos ir ele ficou muito tempo fechado devido à previsão de chuva :(. Mas lá de cima você tem a vista da cidade inteirinha.

Dubrovnik25
Foto: Viagem em Detalhes

Tivemos sorte que na nossa volta indo para o aeroporto o taxista parou num mirante e eu pude fazer a foto que estava seca para tirar da cidade inteira lá de cima!

Dubrovnik
Digam se não é Maravilhosa!!! Foto: Viagem em Detalhes

PARCEIROS

Renata Sucena

Renata Sucena

Administradora e mãe do Gabriel de 8 anos, trabalhou por 15 anos em marketing em instituições financeiras. Buscando unir duas de suas paixões, viagens e fotografia, criou o blog Viagem em Detalhes. Acredita que viagens criam lembranças preciosas, ampliam horizontes e reforçam laços de afeto.

2 Comments

  1. Renata, o post está ótimo, parabéns! Obrigada pelas referências, também, foi um prazer fazer o tour com vocês! Beijo para os dois!


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

illust_bag2

Assine a nossa newsletter

e receba tudo em exclusividade :)

Assine a nossa newsletter

e receba tudo em exclusividade :)

CONTATO

Caso seja de sua preferência nos envie um email para [email protected] e teremos o maior prazer em te responder.